Risco de contrair tuberculose pode ser 70 vezes maior entre a população de rua



A alta incidência de tuberculose entre pessoas que vivem nas ruas dos grandes centros urbanos é o foco da Oficina Regional Sul de Tuberculose e População em Situação de Rua, que acontece nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), no City Hotel Porto Alegre, na capital gaúcha.

Estudos realizados no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre apontam taxas de incidências de tuberculose de 1.576 casos por 100 mil habitantes a 2.750/100 mil entre pessoas que vivem nas ruas. Na população geral, a taxa é de 38 por 100 mil habitantes.

Isso significa que a incidência de casos de tuberculose na população de rua pode ser até 70 vezes maior em relação à média nacional. Além disso, um dos entraves ao atendimento do morador de rua nos serviços de saúde é o preconceito.

Esses e outros dados serão tema do encontro, que busca mobilizar gestores e sociedade civil para a criação de um fluxo de trabalho mais acessível a essa população no Sistema Único de Saúde (SUS).

Também participam da oficina representantes das secretarias de Gestão Estratégica e Participativa (SEGEP/MS), de Atenção à Saúde (SAS/MS) e do Departamento de DST/Aids e Hepatites virais/MS, além das coordenações estaduais e municipais de tuberculose e Aids, atenção básica e assistência social. A sociedade civil será representada pelo Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR).

As oficinas sobre população de rua também serão levadas às regiões Norte e Centro Oeste, nos dias 14 e 15 de junho, em Brasília; Nordeste, dias 11 e 12 de agosto, no Recife; e ao Sudeste, dias 25 e 26 de agosto, no Rio de Janeiro.


Fonte:
Ministério da Saúde



05/05/2011 17:42


Artigos Relacionados


HC alerta: enchentes aumentam risco de contrair hepatite A

Botelho alerta para o risco de se contrair Doença de Chagas pelo açaí

ONU alerta países sobre risco de tuberculose multirresistente se espalhar

Tuberculose na população de rua é tema de oficina em Brasília

Negro corre 3,7 vezes mais risco de ser morto, diz Ipea

Semana de Combate à Tuberculose terá eventos para orientar a população no Rio