Risco de inadimplência do consumidor sobe no segundo trimestre do ano, diz Serasa
A qualidade do crédito do consumidor apresentou retração no segundo semestre de 2011, segundo o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor. O indicador avalia a qualidade de crédito do consumidor em uma escala de 0 a 100. Quanto maior, melhor a qualidade de crédito com menor probabilidade de inadimplência. O indicador ficou em 80,1 pontos no segundo trimestre, retornando ao patamar verificado no mesmo período de 2009. Nos três primeiros meses do ano, a qualidade do crédito ficou em 80,3 pontos.
De acordo com a Serasa Experian, a queda é reflexo do impacto da alta da inflação e dos juros no orçamento das famílias, que ainda estão se endividando. Em nota, a Serasa ressalta que, em consequência das medidas fiscais e monetárias adotadas, a inflação já está em patamar menos elevado. "Paralelamente a isso, importantes categorias profissionais deverão ter seus salários reajustados acima da inflação neste segundo semestre por ocasião dos dissídios coletivos”, acrescenta a nota.
Com isso, o terceiro trimestre deve registrar ainda aumento do nível de inadimplência, mas sem indicar deterioração. O indicador avalia a qualidade de crédito do consumidor em uma escala de 0 a 100. Quanto maior, melhor a qualidade de crédito com menor probabilidade de inadimplência.
Fonte:
Agência Brasil
18/07/2011 18:06
Artigos Relacionados
Inadimplência do consumidor aumenta 21,4% no primeiro trimestre, diz Serasa Experian
Inadimplência do consumidor sobe 4,9% em março e registra a primeira alta do ano, diz Serasa
Inadimplência do consumidor cai pelo segundo mês consecutivo, diz Serasa
Inadimplência do consumidor tem 3ª queda mensal seguida, segundo Serasa Experian
Inadimplência do consumidor registra segundo menor crescimento do ano, indica Serasa
Inadimplência das empresas sobe 4,4% em janeiro, diz Serasa