Roberto Cavalcanti anuncia que Paraíba superou aftosa e já pode vender gado para outros estados



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) anunciou nesta quarta-feira (25) que os produtores de gado da Paraíba - estado que havia sido afetado pela febre aftosa - já podem vender seus rebanhos para outros estados. Ele informou que a Paraíba deixou de ser avaliada pelo governo como "área de risco desconhecido" para ser considerada "área de risco médio". E acrescentou que o último registro da doença no estado ocorreu em 2000.

- Agora, 119 mil produtores paraibanos poderão ampliar seu mercado, participar de feiras e transportar livremente seus animais entre os estados - comemorou.

Roberto Cavalcanti lembrou que enquanto a Paraíba era considerada "área de risco desconhecido" nenhum rebanho podia sair do estado sem passar antes por uma "quarentena".

O senador disse que a mudança de classificação ocorreu devido ao esforço para que 80% de todo o rebanho da região fosse vacinado, o que foi realizado após o cadastramento de produtores.

- O upgrade tornou-se possível após bons resultados de avaliações técnicas, decorrentes, por sua vez, de melhorias na qualidade dos serviços veterinários na região - ressaltou o parlamentar.



25/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti convoca bancada da Paraíba para ajuda a desabrigados

Roberto Cavalcanti chama a atenção para investimentos estrangeiros na Paraíba

Roberto Cavalcanti comemora dotação orçamentária para a Paraíba em 2007

Roberto Cavalcanti apela por ajuda do governo federal para calamidade na Paraíba

Roberto Cavalcanti pede ao ministro da Integração Nacional solução para o avanço do mar nas praias da Paraíba

Roberto Cavalcanti comemora investimentos estrangeiros na Paraíba