Roberto Cavalcanti chama a atenção para investimentos estrangeiros na Paraíba
Em pronunciamento nesta quarta-feira (15), o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) destacou que a Paraíba desponta no país "como um dos mais promissores destinos preferenciais de poupanças estrangeiras que buscam investir em cenário econômico de estabilidade".
- O estado da Paraíba se afirma como pólo de atração de investimentos para investidores estrangeiros, assumindo uma face cada vez mais visível do cenário internacional - afirmou, citando também o Rio Grande do Norte como outro estado muito procurado por investidores estrangeiros.
Segundo informou o senador, os recursos são trazidos principalmente por norte-americanos, suecos, finlandeses, espanhóis, franceses, portugueses, chineses, árabes e indianos.
Tal aporte de capital, afirmou Roberto Cavalcanti, coincide com a reversão da corrente migratória dos estados das Regiões Norte e Nordeste para os das Regiões Sul e Sudeste. O parlamentar afirmou que essas regiões, "depois de décadas de atração migratória", não têm mais recursos para receber novas levas de migrantes.
O senador lamentou que o termo "paraíba" seja utilizado pejorativamente nos estados das Regiões Sul e Sudeste para designar o migrante das Regiões Norte e Nordeste, com pouca educação e sem qualificação formal para o trabalho.
Ele acredita que essa é "uma visão preconceituosa, calcada muitas vezes em interesses escusos de natureza econômica, que a história se encarregará de desmoralizar e desmentir". O senador afirmou que, com o tempo, "a situação tem mudado paulatinamente, amenizando o caráter pejorativo da expressão e fazendo cair pouco a pouco no esquecimento".
Roberto Cavalcanti afirmou que a Paraíba "não foi nem é um estado exportador de mão-de-obra barata e pouco qualificada". Citou, como contra-argumento, o exemplo do pólo de informática de Campina Grande, exportador de mão-de-obra para o Brasil e para todo o mundo.
O senador citou paraibanos ilustres, para enfatizar que seus conterrâneos "sempre foram provocadores de mudanças na sociedade brasileira". Celso Furtado, Epitácio Pessoa, Assis Chateaubriand, Ariano Suassuna, José Lins do Rego, Augusto dos Anjos, Paulo Pontes, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Geraldo Vandré, Elba Ramalho, Chico César e Herbert Viana foram alguns dos exemplos citados.
15/09/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roberto Cavalcanti comemora investimentos estrangeiros na Paraíba
Roberto Cavalcanti chama atenção para deterioração da infraestrutura aeroportuária
Roberto Cavalcanti convoca bancada da Paraíba para ajuda a desabrigados
Roberto Cavalcanti comemora dotação orçamentária para a Paraíba em 2007
Roberto Cavalcanti apela por ajuda do governo federal para calamidade na Paraíba
Tuma chama a atenção para a necessidade de investimentos nas rodovias brasileiras