Roberto Cavalcanti faz apelo por mais institutos de educação tecnológica no interior da Paraíba




O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) fez um apelo em Plenário ao governo federal pela implantação de mais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) em municípios no interior da Paraíba. Ele frisou que, com a instalação desses institutos, será possível evitar a evasão de talentos para as capitais de outros estados do país.

- Não se trata de um problema de qualidade, mas de quantidade e alcance. Penso ser imperativo que o ensino superior em geral, e o tecnológico, em particular, se interiorizem cada vez mais, levando as oportunidades para onde está o cidadão - disse o senador, ao discursar nesta quarta-feira (1º).

Embora reconheça os esforços governamentais nesse sentido, o parlamentar disse que esses têm sido insuficientes.Ele informou que os Ifets em João Pessoa ofereçam 14 cursos superiores e 11 cursos técnicos, com campi avançados em Campina Grande e Cajazeiras, mas a oferta é insuficiente para atender a demanda.

O senador lembrou o economista Celso Furtado que já apontava, conforme afirmou, a necessidade de políticas públicas para fomentar o desenvolvimento econômico do Nordeste, uma vez que as condições naturais do meio ambiente na região associadas "aos descaminhos da história" tornavam o contexto "excepcionalmente duro" para o homem.

O senador acredita que a interiorização do ensino tecnológico pode, também, possibilitar o desenvolvimento regional e a interiorização do progresso.



01/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paraíba precisa de mais obras de infraestrutura, afirma Roberto Cavalcanti

Roberto Cavalcanti defende punição a institutos por erros em pesquisas eleitorais

Roberto Cavalcanti cobra do governo mais verba para educação, ciência e tecnologia

Roberto Cavalcanti comemora investimentos estrangeiros na Paraíba

Roberto Cavalcanti agradece a Lula a inclusão da Paraíba

Roberto Cavalcanti pede melhoria da malha aeroviária da Paraíba