Roberto Cavalcanti homenageia Geraldo Vandré pelos seus 75 anos




O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) homenageou o cantor e compositor Geraldo Vandré pelos seu aniversário de 75 anos. Trata-se, para o parlamentar de "um dos maiores mitos do nosso cancioneiro popular" e de um "compositor emblemático que mereceu a admiração do mundo artístico e a idolatria do público numa época de grandes transformações sociais".

O senador elogiou o programa sobre Vandré - nascido na Paraíba como Geraldo Pedrosa de Araújo Dias - exibido em 25 de setembro pelo canal por assinatura Globo News, apresentado pelo jornalista Geneton Moraes Neto.

- [No programa,] Vandré não se mostra indignado nem adota o tom lamentoso que se poderia esperar de alguém que tenha sido obrigado a se exilar - afirmou o parlamentar, lembrando que Vandré deixou o país em 1969, após a edição do Ato Institucional nº5.

Roberto Cavalcanti lembrou que Vandré é nacionalmente conhecido como o autor de Pra não Dizer que não Falei de Flores (Caminhando) e Disparada, mas em sua vasta obra há outras canções de muita qualidade, como Samba em Prelúdio, Canção Nordestina ou Quem Quiser Encontrar o Amor.

O parlamentar lembrou que, depois de se exilar, Vandré nunca mais se apresentou num palco brasileiro, embora tenha feito gravações e apresentações no Chile, na França e no Peru. De volta ao Brasil, reconquistou o emprego de servidor público federal, mas nunca retomou a carreira artística. Vive hoje modestamente na capital paulista.

Roberto Cavalcanti informou que, na entrevista ao programa, Vandré disse que atualmente trabalha em estudos de piano para poemas sinfônicos e que pretende fazer algumas gravações para a América espanhola.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) parabenizou Roberto Cavalcanti pelo pronunciamento.



17/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti homenageia Oscar Niemeyer por seus 103 anos

Roberto Cavalcanti homenageia Sinduscon de João Pessoa pelos 30 anos de fundação

Iris Rezende parabeniza Roberto Marinho pelos seus 97 anos

Sessão homenageia SUS pelos seus 21 anos

Virgílio homenageia Parintins pelos seus 155 anos

Iris homenageia Senado pelos seus 111 anos