Iris Rezende parabeniza Roberto Marinho pelos seus 97 anos



Em discurso no Plenário, nesta terça-feira (4), o senador Iris Rezende (PMDB-GO) parabenizou o jornalista Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo, pela passagem dos seus 97 anos, comemorados na véspera. O senador destacou que Roberto Marinho, "um visionário que construiu uma das cinco maiores redes de televisão do mundo", esteve sempre ligado aos fatos mais importantes da história do Brasil nas últimas décadas.

Iris Rezende ressaltou que as Organizações Globo, que têm quase 10 mil funcionários e cobrem praticamente 100% do território nacional, englobam 32 emissoras de TV, 15 estações de Rádio, jornais, revistas, produtoras, empresas de Internet e de TV a cabo. O império de Roberto Marinho, disse, está hoje sob o comando dos filhos Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto.

O ponto de partida do império, lembrou Iris Rezende, foi o jornal O Globo, que Marinho herdou antes de completar 20 anos com a morte prematura do pai, Irineu Marinho, aos 49 anos. A primeira concessão de TV foi dada em 1957, pelo então presidente Juscelino Kubitscheck, mas a Rede Globo de Televisão só nasceria em 1965. O senador lembrou que a TV Globo nunca se descuidou das suas profundas responsabilidades com a educação e a informação do povo brasileiro.

- Roberto Marinho desbravou o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste e integrou as regiões através do poder da comunicação, disseminando uma nova linguagem, levando lazer, cultura e educação a todos os lares, trazendo o mundo para perto de todos nós - disse.

Iris Rezende lembrou o especial carinho do empresário pela Fundação Roberto Marinho, que se dedica a projetos educacionais, culturais e de promoção de valores comunitários.

Roberto Marinho também escreveu livros e é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

04/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias parabeniza PUC-PR pelos seus 50 anos

Iris homenageia Senado pelos seus 111 anos

João Pedro parabeniza CPRM pelos seus 38 anos

Paulo Duque parabeniza Brasília pelos seus 49 anos

Banco Central parabeniza Tesouro Nacional pelos seus 25 anos

Roberto Cavalcanti homenageia Geraldo Vandré pelos seus 75 anos