Roberto Cavalcanti homenageia ministro Djalci Falcão por 90º aniversário



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) homenageou nesta terça-feira (4) o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Djalci Falcão, pelo transcurso do seu 90º aniversário. O senador assinalou que mesmo sendo um estado pequeno, a Paraíba teve dois ministros do STF simultaneamente. O outro ministro foi Rafael Mayer.

- A coincidência verdadeiramente espantosa é que esses dois eminentes juristas nasceram no mesmo ano de 1919, na mesma cidade paraibana de Monteiro e também na mesma rua, a Getúlio Vargas. Partilharam, decerto, muitas brincadeiras e trilharam caminhos que, seguindo paralelos ou se reencontrando, muito contribuíram para o engrandecimento de nossa cultura jurídica - disse o senador.

Roberto Cavalcanti lembrou que Djalci Facão ingressou na carreira de juiz com 25 anos, atuando em cinco comarcas do interior de Pernambuco e na capital. Em 1956, tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça, sendo conduzido à presidência do órgão cinco anos depois. Durante três anos sua carreira prosseguiu no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco até que, em 1967, é nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal pelo presidente Castelo Branco.

- Ao deixar o STF em 1989, o ministro Djalci Falcão podia se orgulhar de uma brilhante trajetória na vida jurídica brasileira. Não lhe cabia, entretanto, contentar-se com a inatividade. Voltou à Faculdade de Direito do Recife, onde se formara, agora para partilhar com os alunos seu amplo cabedal de conhecimentos - ressaltou.



04/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti celebra aniversário de João Pessoa

Roberto Cavalcanti homenageia Getúlio Vargas

Roberto Cavalcanti homenageia Oscar Niemeyer por seus 103 anos

Roberto Cavalcanti homenageia Geraldo Vandré pelos seus 75 anos

Roberto Cavalcanti homenageia Sinduscon de João Pessoa pelos 30 anos de fundação

Roberto Cavalcanti homenageia Otávio Frias de Oliveira nos dois anos de sua morte