Roberto Cavalcanti lamenta o baixo índice de escolaridade dos eleitores da Paraíba




O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) lamentou da tribuna nesta quarta-feira (18) os resultados de um levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba junto aos eleitores do estado. De acordo com ele, a pesquisa demonstrou que 11,4% dos eleitores paraibanos são analfabetos, 27,8% são analfabetos funcionais e 30% não têm o primeiro grau completo.

Cavalcanti disse temer pelos reflexos da falta de instrução na dificuldade de amadurecimento político do eleitorado na lenta progressão socioeconômica da população.

- Consequência óbvia, escolhas políticas carentes de discernimento, dependência do Poder Público e de suas políticas assistencialistas, incapacidade de inserção no mercado formal de trabalho, baixo nível de remuneração. Enfim, um sem número de mazelas que só fazem estigmatizar essa gente e retardar, quando não impedir, qualquer possibilidade de ascensão social e econômica - disse.

Roberto Cavalcanti observou ainda que o caso da Paraíba não é um caso isolado no contexto no Nordeste brasileiro, e cobrou a expansão do ensino público universal como único meio de consolidação de fato da democracia no país.

- Na medida em que o Brasil proporcionar extensa escolaridade à sua gente, dotada de qualidade e fortemente adaptada às necessidades de progresso do país, estaremos, aí sim, saindo de nosso disfarçado terceiro-mundismo para um claro e orgulhoso primeiro-mundismo - disse.

Pesar

O senador Roberto Cavalcanti também apresentou voto de pesar pelo falecimento, nesta quarta-feira, do empresário José Fernandes, dono da empresa Minuta, arrendatária do Restaurante dos Senadores. José Fernandes completaria 92 anos em dezembro.



18/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti lamenta que Paraíba esteja fora do PAC e defende transposição do Rio São Francisco

Mão Santa lamenta baixo índice de desenvolvimento do Piauí

Roberto Cavalcanti comemora investimentos estrangeiros na Paraíba

Roberto Cavalcanti agradece a Lula a inclusão da Paraíba

Roberto Cavalcanti pede melhoria da malha aeroviária da Paraíba

Roberto Cavalcanti afirma que Programa do Leite da Paraíba está sob ameaça