Roberto Cavalcanti lamenta que Paraíba esteja fora do PAC e defende transposição do Rio São Francisco




O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) disse nesta terça-feira (23) que apesar de o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prever diversos projetos estruturantes, a Paraíba não foi contemplado com nenhum deles. O senador, que faz parte da base governista, protestou por seu estado ter protelados projetos importantes para a sua população, como a transposição do Rio São Francisco.

- Sinceramente, é difícil acreditar que, aqui e acolá, algumas vozes ainda se levantem contra o projeto - lamentou.

Cavalcanti lembrou que há 25 anos o Departamento Nacional de Obras de Saneamento apresentou a concepção inicial do projeto, que previa construção de apenas um canal destinado exclusivamente à irrigação, com vazão de 300 metros cúbicos por segundo. Desde então, o projeto passou por várias modificações, até 2006, quando se definiu a captação de apenas 26,4 metros cúbicos por segundo, divididos em dois eixos: 16,4 metros cúbicos para o Eixo Norte e 10 metros cúbicos para o Eixo Leste.

O senador observou que essa será a captação mínima, feita de forma contínua, mas poderá ser feita captação adicional quando a barragem de Sobradinho começar a verter. Além disso, ele assinalou que agora o projeto está associado a um Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceira com o Ministério da Integração Nacional.

Com a transposição, Cavalcanti vê a possibilidade do fim dos conflitos existentes na bacia do Piranhas-Açu, entre paraibanos e potiguares, na bacia do Rio Paraíba, especialmente sobre as águas do açude Epitácio Pessoa. Ele também disse que ficaria garantida a oferta de água dos reservatórios estaduais responsáveis pelo suprimento de água para a maior parte da população daquelas bacias.

- Com o equacionamento da questão hídrica, além de matar a sede da população e dos animais, será possível o reordenamento econômico do setor produtivo paraibano. Novos empreendimentos, que hoje sofrem restrições objetivas por demandarem o acesso regular e abundante de água, deverão surgir a partir da transposição - concluiu.



23/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti diz que decisão do STF vai acelerar transposição do São Francisco

Roberto Cavalcanti elogia decisão do governo de agilizar transposição do São Francisco

Roberto Cavalcanti lamenta o baixo índice de escolaridade dos eleitores da Paraíba

Maranhão diz que transposição do São Francisco é uma das principais prioridades da Paraíba

Roberto Cavalcanti comemora investimentos estrangeiros na Paraíba

Roberto Cavalcanti agradece a Lula a inclusão da Paraíba