ROBERTO FREIRE: NORDESTE TEM COMO DESENVOLVER-SE



"O Nordeste não aceita mais políticas compensatórias", afirmou hoje o senador Roberto Freire (PPS-PE), ao sustentar que aquela região reúne todas as condições para desenvolver-se, visto que tem mercado, inteligência, criatividade e coragem para investir e trabalhar. Em sua opinião, "está na hora de parar de culpar a natureza pelo drama da seca".

Conforme o senador, desde o Império, a seca nordestina tornou-se um grande negócio, visto que garante o enriquecimento parasitário de elites da região, fortalecendo seu poder político, pois são elas que lideram os rotineiros programas de distribuição de alimentos e de frentes de trabalho.

Mencionando os programas hídricos que acabaram por beneficiar os grandes proprietários de terra, quase todos políticos de prestígio, Freire disse que as políticas públicas definidas na Constituição têm sido ignoradas por sucessivos governantes, inclusive por Fernando Henrique Cardoso.

- Para os homens do poder, parece que desenvolvimento constitui privilégio do Centro-Sul, cabendo aos nordestinos o papel coadjuvante de párias da nação - afirmou o senador.

Ele lembrou que, em outubro do ano passado, técnicos do Inpe já chamavam a atenção do governo para a proximidade da seca, mas "o governo preferiu cuidar de coisas menores, como a reeleição, e, como não poderia ser diferente, sempre apoiado pelos beneficiários da aridez, muitos deles também áridos, mesquinhos e sórdidos".

Conforme Freire, enfrentar a seca não pode ser obra de demagogia e nem terá solução a curso prazo. Ele entende que para implantar projetos definitivos de reestruturação de recursos hídricos na região serão necessários vários anos de investimentos contínuos e bom gerenciamento. Em sua opinião, um significativo projeto para se atingir essa meta seria a transposição de águas de grandes rios, entre eles o São Francisco. Dessa forma, seriam perenizados mais de 2.100 quilômetros de rios de leito seco.



28/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Freire lamenta tragédia da P-36

ROBERTO FREIRE NÃO ADMITE EXCEÇÃO

Roberto Freire em Porto Alegre

Roberto Freire visita Zambiasi

ALCÂNTARA DEFENDE MEDIDAS PARA DESENVOLVER O NORDESTE

SAAD: PROJETO DE IRRIGAÇÃO VAI DESENVOLVER NORDESTE DE GOIÁS