Roberto Requião defende concessão de asilo a Edward Snowden
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) manifestou seu apoio a concessão de asilo político, pelo Brasil, ao ex-agente da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden, que denunciou um amplo esquema de espionagem norte-americano em solo brasileiro e em outros países do mundo.
Para Requião, o Brasil, especialmente, tem uma dívida com Edward Snowden, em razão das revelações acerca das espionagens de que o país foi e continua sendo alvo. Para ele as revelações de Snowden representaram um poderoso alerta para que o Brasil preserve sua soberania e se guarde contra a devassa de nossas informações e a quebra de nossos sigilos.
- Precariamente abrigado na Rússia, Snowden precisa de toda a liberdade para se movimentar e falar. O exercício da liberdade que ele quis preservar denunciando os serviços de espionagem dos Estados Unidos, precisa ser garantido para ele, aqui em nosso território, como uma manifestação clara de agradecimento à sua coragem ao fazer as denúncias.
Requião fez ainda um alerta à presidente da República, Dilma Rousseff, a fim de que o Brasil não celebre acordo bilateral com o Mercado Comum Europeu, para ele desvantajoso para o país. De acordo com o parlamentar, o acordo poderá prejudicar a indústria brasileira, especialmente de eletrodomésticos e automóveis, provocando o fechamento de fábricas aqui instaladas.
17/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy defende asilo para Edward Snowden no Brasil
Senadores vão propor ao ministro das Relações Exteriores a concessão de asilo a Snowden
Senadores apoiam asilo a Snowden
Vanessa Grazziotin diz que asilo para Snowden é uma questão humanitária
Snowden precisa de asilo em país que possa protegê-lo, diz jornalista americano
Roberto Requião pede reflexão sobre concessão de aeroportos