Vanessa Grazziotin diz que asilo para Snowden é uma questão humanitária




Vanessa Grazziotin, com Ferraço (D) e Greenwald (E): CPI apoia asilo a Snowden

VEJA MAIS

“Vamos procurar conversar com o ministro da Justiça. Essa é uma questão humanitária”. Assim a presidente da CPI da Espionagem, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), reagiu à informação de que Edward Snowden, o americano que denunciou esquema de espionagem conduzido pelo governo dos Estados Unidos, deseja pedir asilo ao Brasil.

A informação é do jornal Folha de S. Paulo, segundo o qual Snowden promete colaborar com a investigação sobre as ações da NSA (Agência de Segurança Nacional) no Brasil. Mas, para fazer isso ele quer, em troca, que a presidente Dilma Rousseff lhe conceda asilo político.

- Logo que estourou o fato, aprovamos na Comissão de Relações Exteriores do Senado um requerimento de solidariedade a Snowden e pedindo que o Brasil lhe desse asilo. Agora, vamos conversar com o ministro da Justiça. Os dados que ele tem são importantes para que haja uma mudança de paradigmas no mundo – explicou a parlamentar.

Junto com a notícia de que Snowden quer asilo no Brasil, a Folha de S. Paulo divulgou “Carta aberta ao povo brasileiro”, assinada pelo americano. No documento, Snowden cita menciona os esforços de senadores integrantes da CPI da Espionagem para apurar os atos de espionagem dos Estados Unidos, que chegaram a violar a privacidade da presidente Dilma Rousseff e da Petrobras.

O ex-funcionário da NSA lembra que o Brasil atuou como líder no Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas de um ação para firmar o princípio de que a privacidade na internet deve ser garantida e que a vigilância em massa de inocentes é uma violação dos direitos humanos.

Em trecho da carta, Snowden diz: "muitos senadores brasileiros pediram minha ajuda com suas investigações sobre suspeita de crimes contra cidadãos brasileiros. Expressei minha disposição de auxiliar, quando isso for apropriado e legal, mas infelizmente o governo dos EUA vem trabalhando muito arduamente para limitar minha capacidade de fazê-lo".

Veja a íntegra da carta publicada pelo jornal Folha de S.Paulo



17/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | CPI da espionagem poderá ouvir Snowden, diz Vanessa Grazziotin

Suplicy defende asilo para Edward Snowden no Brasil

Vanessa Grazziotin pede acordos bilaterais para resolver a questão dos haitianos

Senadores apoiam asilo a Snowden

Vídeo | Brasil deveria dar asilo a Snowden para esclarecer espionagem, sugere Alvaro Dias

Roberto Requião defende concessão de asilo a Edward Snowden