Rocha comunica aprovação de cotas para negros
O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) comunicou ao Plenário a aprovação, nesta quarta-feira (17), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do substitutivo de sua autoria ao projeto do senador José Sarney (PMDB-AP) que institui cotas para negros e pardos em concursos públicos, universidades e nos contratos de crédito educativo. Ele acrescentou que a matéria deverá ser votada em turno suplementar na reunião da CCJ da próxima quarta (24).
Como o projeto está tramitando na CCJ em caráter terminativo, se for aprovado na próxima semana será encaminhado à Câmara para apreciação dos deputados, segundo explicou o senador. Ele também cumprimentou José Sarney pela iniciativa e fez agradecimentos especiais ao presidente da CCJ, senador Bernardo Cabral (PFL-AM), e ao senador Geraldo Cândido (PT-RJ). "Ambos foram fundamentais na condução e apreciação do projeto no Senado", afirmou.
Na avaliação do senador pelo Amapá, o projeto não é uma panacéia que resolverá todos os problemas da população negra do Brasil. Mesmo assim, ele falou que a iniciativa deverá servir como um estímulo para que as crianças e os jovens negros se dediquem aos estudos. "Eles agora terão certeza que, conseguindo concluir o segundo grau, terão maior possibilidade de entrar na universidade ou se credenciar para ingressar no serviço público", comentou.
Sebastião Rocha também comunicou aos demais senadores a aprovação na CCJ e na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) de um seminário para discutir a clonagem humana no Brasil. Deverão ser convidados cientistas, sociólogos, religiosos e outros estudiosos do assunto. O seminário deverá ser realizado no auditório Petrônio Portela, nos dias 11 e 12 de junho.
17/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rocha promete empenho na aprovação de cotas para negros em universidades
Rocha quer aprovação, até junho, de projetos sobre cotas para negros e uso de próteses de silicone
Sebastião Rocha defende cotas para negros
Sebastião Rocha defende cotas para os negros
Sebastião Rocha anuncia relatório favorável ao projeto que cria cotas para negros
Paulo Paim pede aprovação de cotas nas universidades federais para estudantes negros e de escolas públicas