Sebastião Rocha anuncia relatório favorável ao projeto que cria cotas para negros



O relatório do projeto de lei que estabelece cotas de 20% para negros no acesso a cargos e empregos públicos, à educação de nível superior e a contratos de financiamento para cursos superiores estará pronto para ser votado na reunião da próxima quarta-feira (dia 5) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A garantia foi dada pelo relator da matéria na comissão, senador Sebastião Rocha (PDT-AP), em pronunciamento em Plenário.

O parlamentar anunciou que o voto será favorável à aprovação da proposição de seu colega de bancada, senador José Sarney (PMDB-AP). O senador lembrou que há outras parcelas da população que também necessitam de proteção, mas ressaltou que o projeto é socialmente justo. Ele considerou oportuno que a proposta seja aprovada ao mesmo tempo em que se desenvolve em Durban, na África do Sul, a conferência da Organização das Nações Unidas sobre o racismo.

Sebastião Rocha, que assumiu a relatoria do projeto no dia 14 de abril, lembrou que a matéria tramita na CCJ desde novembro de 1999. Ele disse estar convencido de que Congresso Nacional deve regulamentar a matéria, mas defendeu a realização de uma série de debates para aperfeiçoar a idéia, que deve ter a "supremacia da opinião pública". Lembrou que seu partido tem, como um dos pontos programáticos, a valorização da população negra e que o ex-senador pelo PDT Abdias Nascimento foi um defensor da população afro-brasileira.

03/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sebastião Rocha defende cotas para negros

Sebastião Rocha defende cotas para os negros

Presidenta anuncia projeto de lei de cotas para negros no serviço público

SEBASTIÃO ROCHA APRESENTA PROJETO QUE CRIA REGIÃO DE DESENVOLVIMENTO DO AMAPÁ E PARÁ

Rocha comunica aprovação de cotas para negros

Projeto de Sebastião Rocha cria distrito agropecuário no Amapá