Rocha quer aprovar logo proibição de clonagem humana
O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) quer aprovar ainda este ano o seu projeto de lei que proíbe a clonagem de seres humanos no Brasil. Ele espera que o Seminário Sobre Clonagem Humana, que começa na próxima terça-feira (11) no Senado, garanta uma análise de todos os aspectos que envolvem a questão, fornecendo subsídios aos senadores e à sociedade.
Rocha explicou que a clonagem de seres humanos envolve fatores de altíssimo risco, como número exagerado de abortos, risco de defeitos físicos e desequilíbrio biológico, como envelhecimento precoce, além de todos os aspectos éticos e religiosos que devem ser considerados. Para o senador, só a clonagem terapêutica é aceitável, com a interrupção do desenvolvimento no limite de oito células.
A clonagem terapêutica forma apenas um tecido, e não um ser humano, e pode resultar em tecidos ósseo, muscular, nervoso e somático, para objetivos de implante. O projeto de lei tipifica a clonagem humana completa como crime, com penas de seis a 20 anos de prisão. Ficam sujeitos à punição os patrocinadores, financiadores, técnicos, cientistas e responsáveis pelo estabelecimento onde se realize pesquisa ou clonagem de seres humanos.
07/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sebastião Rocha quer proibir clonagem humana no Brasil
Sebastião Rocha quer debate sobre clonagem humana no Senado
PONTES QUER APROVAR LOGO FIM DA COBRANÇA POR POR CPF
Manoel Maria quer aprovar logo criação do Código de Proteção aos Animais
SEBASTIÃO ROCHA QUER AMPLA DISCUSSÃO SOBRE CLONAGEM
Sebastião Rocha quer proibir clonagem e uso indevido de informações genéticas