Roda Viva entrevista o economista Ilan Goldfajn, da PUC/RJ



Tema do programa, que vai ao ar segunda, às 22h, é a crise econômica dos EUA

A atual crise da economia mundial começou há algum tempo. Os receios de recessão nos Estados Unidos aumentaram depois dos ataques terroristas em 11 de setembro de 2001 e os americanos passaram a gastar menos. Temendo uma crise econômica, o governo incentivou o consumo da população, com juros reduzidos e crédito fácil. Muitos americanos refinanciaram a casa própria enquanto outros foram estimulados a trocar de imóvel ou comprar a primeira casa.

As hipotecas e os empréstimos foram negociados no mercado financeiro através de agências imobiliárias e bancos de investimentos. E chegaram às bolsas de valores atraindo também investidores estrangeiros.

Entre 2003 e 2006, com a elevação das taxas de juros nos Estados Unidos, muita gente não conseguiu mais pagar a prestação da casa própria. Com o aumento da inadimplência, o mercado inverteu. As hipotecas perderam valor, levando bancos e investidores a uma sucessão de prejuízos.

A economia globalizada fez com que a crise das hipotecas americanas atingisse outros setores e repercutisse nas bolsas de valores de todo o mundo.

O convidado do programa Roda Viva é o economista Ilan Goldfajn, que já foi diretor de política econômica do Banco Central do Brasil e atualmente é professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ele é um dos economistas que mais se dedicam ao estudo e pesquisa nas áreas de macroeconomia e finanças internacionais.

Entrevistadores: Antônio Corrêa de Lacerda, economista, professor do Departamento de Economia da PUC de São Paulo e doutor em economia pela Unicamp; Leandro Modé, editor-assistente do caderno de economia do jornal O Estado de S.Paulo; Giuliano Guandalini, editor de economia da revista Veja; José Paulo Kuppfer, chefe de redação do departamento de jornalismo da TV Gazeta, comentarista do Jornal da Gazeta e autor de um blog de economia no Portal IG.

Cobertura do Roda Viva na Internet com usuários do comunicador Twitter no estúdio: Wendel Martins, jornalista e editor do site de notícias sobre comércio exterior NetMarinha (http://twitter.com/wendeldm); Tainã Nalon, jornalista e trainee da Folha de S. Paulo (http://twitter/tainalon); Kleyson Barbosa, jornalista (http://twitter.com/kleyson).

Apresentação: Lillian Witte Fibe



09/20/2008


Artigos Relacionados


Roda Viva entrevista o economista Ilan Goldfajn, da PUC/RJ

“Roda Viva” entrevista o cineasta Fernando Meirelles

Roda Viva entrevista escritora portuguesa na Flip

Roda Viva entrevista escritora portuguesa na Flip

Roda Viva entrevista escritora portuguesa na Flip

Roda Viva reapresenta entrevista com Paulo Autran