Rollemberg defende protagonismo do Brasil no debate sobre meio ambiente
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) afirmou, em pronunciamento nesta segunda-feira (18), que o Brasil tem capacidade para ocupar um papel de protagonismo mundial no debate sobre o meio ambiente. Para o senador, o Brasil "reúne todas as condições para se colocar na vanguarda da conciliação entre meio ambiente equilibrado e o direito ao desenvolvimento", com avanços significativos na implementação dos compromissos internacionais assumidos.
Rodrigo Rollemberg lembrou que em junho do ano que vem o Rio de Janeiro sediará "o evento mais importante deste início de século para o futuro do planeta e da humanidade", a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a Rio+20.
Ele acredita que o Brasil tem dupla responsabilidade em relação à Rio+20, que ocorre 20 anos após a conferência ECO-92, que legou ao mundo o arcabouço jurídico internacional sobre a questão ambiental.
Para o senador, o país além de ter o dever de promover uma conferência bem organizada, com ampla participação popular e, ao mesmo tempo, segura, deverá construir pontes entre os países em desenvolvimento e os países desenvolvidos, de modo a conciliar os interesses diversos que dificultam e impedem o entendimento mundial em torno das questões ambientais.
Rollemberg considera que as históricas divergências entre países em desenvolvimento e desenvolvidos nessa área constituem um obstáculo à aplicação de medidas efetivas para o enfrentamento global dos desequilíbrios ambientais.
O senador recorda que desde a primeira conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, no ano de 1972, há conflito entre preservacionistas e desenvolvimentistas. Mas considera que o Brasil pode ter uma posição de liderança nesse debate internacional.
Rollember convidou os parlamentares e cidadãos a acompanharem o debate sobre o tema que ocorrerá no próximo dia 26 na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. A comissão, presidida pelo senador, fará uma séria de debates sobre o assunto.
Nesse primeiro encontro é aguardado o subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Achim Steiner.
- Ele é um dos principais especialistas e propugnadores mundiais da economia verde, a qual pretende introduzir no planeta um novo paradigma de produção e consumo, que concilie desenvolvimento com qualidade ambiental - explicou o senador.
18/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marta Suplicy comemora protagonismo do país no meio ambiente
Meio Ambiente: Secretaria Estadual do Meio Ambiente realiza seminário sobre controle da poluição
Cidadania para Todos reestréia com debate sobre meio ambiente
Ana Rita diz que legado da Rio+20 será o debate mundial sobre o meio ambiente
Adiado debate sobre Código Florestal com ministra do Meio Ambiente
Rodrigo Rollemberg é eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente