Rollemberg destaca papel da Capes no desenvolvimento do país
Matéria corrigida às 17h34
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) comemorou, nesta sexta-feira (15), os 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele afirmou que o Brasil precisa investir em ciência, tecnologia e informação para que assuma uma posição de destaque no cenário mundial. A Capes, nesse sentido, na visão do senador, tem uma função estratégica.
Rollemberg disse que o Brasil tem todas as condições para ser tornar uma das economias mais importantes do mundo. Setores estratégicos como o energético - com a descoberta de reservas de petróleo na camada pré-sal -, bem como o de fármacos, microeletrônica, biomassa, biotecnologia e nanotecnologia podem colocar o país entre as nações mais desenvolvidas, afirmou, mas exigem qualificação dos profissionais.
- Pela sua importância nas transações comerciais na economia globalizada, com avanço da redução das desigualdades sociais, o país precisa se qualificar ainda mais para não correr o risco de sofrer um apagão na oferta de mão de obra qualificada - alertou.
Na última década, informou o senador, o número de bolsas de doutorado concedidas pela Capes aumentou 133%. Em 2010, disse ele, foram concedidas 21.941 mil bolsas, enquanto em 2001 esse número havia sido de 9.408. As bolsas para mestrado tiveram aumento de177%, passando de 12.002 para 33.357.
- Permanecendo nesse mesmo patamar de crescimento, a Capes continuará a contribuir decisivamente na educação e qualificação dos brasileiros e brasileiras que estejam à altura dos desafios que o Brasil terá pela frente, aliando inovação científica e tecnológica no desenvolvimento do nosso País - disse o senador.
Imagine Cup
Rollemberg também destacou a premiação de estudantes brasileiros na Imagine Cup - conhecida como Copa do Mundo da Computação. Trata-se de uma competição internacional organizada por grandes multinacionais de tecnologia para estimular o desenvolvimento de jovens talentos, associando o conhecimento em tecnologia com ideais de um mundo melhor.
A Imagine Cup teve, em sua primeira fase, a participação de 350 mil estudantes de 70 países. Classificaram-se para a fase final, que ocorrerá em Sidney, na Austrália, em 2012, mais de 400 estudantes.
O Brasil teve mais de 42 mil participantes na primeira fase, em que uma equipe de estudantes de Curitiba conquistou o primeiro lugar na categoria Projeto de Games. Obtiveram o segundo lugar as equipes de Recife, na categoria Sistemas Embarcados; e de Rio Claro (SP), em Mídia Digital.
- Isso demonstra, prezados senadores, que nossos jovens, quando têm oportunidade, quando têm estímulo, têm capacidade de criatividade, têm capacidade de inovação - ressaltou Rodrigo Rollemberg.
15/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wellington Dias destaca papel da Caixa no desenvolvimento do país
Adelmir Santana destaca papel da iniciativa privada no desenvolvimento do país
Rollemberg destaca papel de Itamar Franco na transição democrática
Jucá destaca papel da Suframa no desenvolvimento
Rodrigo Rollemberg destaca liderança brasileira no desenvolvimento sustentável
Sarney destaca papel das universidades no desenvolvimento da humanidade