Rodrigo Rollemberg destaca liderança brasileira no desenvolvimento sustentável



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) comentou, nesta terça-feira (5), que o Brasil sediará a conferência Rio+20 como um país que lidera os processos de desenvolvimento sustentável no mundo. De acordo com o parlamentar, enquanto no mundo a média de energia renovável na matriz energética é inferior a 13%, no Brasil ela é superior a 45%.

Rollemberg, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), informou que a presidenta Dilma Rousseff deu início às formalidades para a realização da conferência nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.

O parlamentar também comemorou os menores índices de desmatamento na história do Brasil, divulgados nesta terça-feira pela ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira. Segundo ele, o Brasil foi o país que criou mais unidades de conservação nos últimos anos.

– São dados extremamente relevantes que não podem significar qualquer tipo de acomodação do Brasil – afirmou o senador, destacando que não se encontra entre os que preveem um fracasso da Rio+20.

Protocolo de Nagoya

Entre outras medidas anunciadas pelo governo federal nesta terça, o parlamentar destacou o pedido de ratificação do Protocolo de Nagoya sobre acesso a recursos genéticos e à repartição justa e equitativa de benefícios derivados e sua utilização. De acordo com o parlamentar, o protocolo, já discutido pela CMA, é de grande importância para a utilização da biodiversidade.

Rollemberg também defendeu a rápida votação pelo Congresso Nacional de mensagem pela ratificação da Convenção de Bonn sobre conservação das espécies migratórias de animais silvestres.

Rodrigo Rollemberg destacou ainda, no discurso, a edição de decreto que regulamenta o artigo 3º da Lei das Licitações para estabelecer critérios, práticas e diretrizes para favorecer o desenvolvimento sustentável nas licitações feitas pelo governo federal. Também mencionou a criação e ampliação de parques nacionais e florestas e decreto que institui a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas.



05/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg reitera compromisso com a redução das desigualdades sociais e com o desenvolvimento sustentável

Rodrigo Rollemberg pede maior valorização da educação brasileira

Rodrigo Rollemberg ressalta papel estabilizador do Senado na política brasileira

Rodrigo Rollemberg destaca ordenação de novo cardeal brasileiro

Rollemberg destaca Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Rodrigo Rollemberg destaca manifestações da sociedade contra a corrupção