Rollemberg lembra Dia de Luta das Pessoas com Deficiência




Em pronunciamento em nesta quinta-feira (22), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) lembrou a passagem do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e pediu o esforço de todos para a inclusão plena dessas pessoas. Ele afirmou que a ratificação pelo Brasil da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU) representa "um marco na luta contra a exclusão e pela igualdade", mas observou que ainda há muito trabalho a fazer.

- Infelizmente, essas deficiências constituem ainda uma significativa barreira para a plena inclusão dessas pessoas - lamentou, informando que, no Brasil, segundo dados do Censo de 2000, dos 24 milhões de pessoas com deficiência, apenas 9 milhões estavam trabalhando, o que representa uma taxa de ocupação menor do que a verificada no total da população.

Rollemberg registrou a manifestação de surdos de Brasília pela reativação da Central de Libras, órgão que fornecia intérpretes de linguagem de sinais, e manifestou esperança de que o governador Agnelo Queiroz atenda a reivindicação.

Tecnologia 

Rodrigo Rollemberg também registrou a realização de seminário promovido pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado sobre estratégias para o desenvolvimento tecnológico no Centro-Oeste. O seminário, disse o senador, discutiu a criação de parques tecnológicos, incubadoras de empresas e um programa de extensão tecnológica para pequenas e médias empresas.

- Nós estamos numa das regiões que mais crescem no país, uma região extremamente dinâmica, mas que tem ainda sua economia muito focada na produção de commodities, com uma produção de baixo valor agregado. E nós temos uma grande oportunidade, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação, de agregar valor, de agregar conhecimento à nossa produção - afirmou o senador.

Crise

Rodrigo Rollemberg também cumprimentou a presidente Dilma Rousseff por seu discurso na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. O senador destacou o apoio do Brasil à criação do Estado palestino, a defesa enfática dos direitos humanos e o "chamamento à reflexão" diante da crise mundial:

- Quero saudá-la pela colocação corajosa quando disse que o grande problema da humanidade, que enfrentamos neste momento, não é a falta de dinheiro, não é a falta de recursos, mas a falta de clareza e de projetos que mudem o paradigma de nosso desenvolvimento - afirmou Rollemberg.



22/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg lembra Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Paim registra dia de luta das pessoas com deficiência

CDH faz audiência na Semana Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Paim celebra Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Wellington Dias lembra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Ângela Portela reafirma importância da luta pelos direitos das pessoas com deficiência