Rollemberg: manifestações mostram que demandas da população não estão sendo atendidas



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) afirmou, nesta terça-feira (18), que as manifestações ocorridas na véspera em várias cidades brasileiras revelam que as conquistas referentes à democracia nos últimos anos já são insuficientes diante das novas demandas da população brasileira.

De acordo com Rollemberg, a população brasileira passou a ser majoritariamente urbana e o país não consegue oferecer serviços públicos de qualidade para essas pessoas, principalmente, no que se refere à mobilidade urbana, saúde, educação e segurança.

- E o brado de indignação ouvido pelas ruas é o brado de que, ao lado de gastos que vêm sendo considerados gastos estrondosos, especialmente em algumas capitais, como em Brasília, com a Copa, não há uma contrapartida adequada nos investimentos dos serviços públicos de qualidade, como saúde, como educação, como segurança pública e como transporte – disse.

Rollemberg ressaltou que as manifestações também mostram uma crise no sistema representativo brasileiro. Segundo ele, os partidos políticos estão muito parecidos e a população já não se sente representada por nenhum deles.

- Ontem, houve dificuldade quando o conjunto de senadores tentou buscar uma interlocução com o movimento, porque não havia lideranças definidas, lideranças identificadas, o que é um aspecto positivo. Na verdade, cada cidadão passou a ser um sujeito - afirmou.

O senador observou que a crítica à política e aos políticos é o ponto em comum de todas as manifestações. Ele elogiou a atuação da polícia legislativa e da PM do Distrito Federal, no protesto que chegou ao Congresso, por terem tolerado provocações de pequenos grupos e permitirem um encerramento da manifestação sem confronto.

- É importante registrar que a maioria dos manifestantes, a grande maioria, estava se manifestando de forma pacífica. Atos de depredação foram, inclusive, vaiados em muitas cidades do Brasil pelos manifestantes - acrescentou.

Em aparte, os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP) também cumprimentaram os policiais presentes na manifestação e defenderam a manifestação sem uso de violência e sem depredação.



18/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para senadores, protestos refletem demandas não atendidas pelo Estado

Manifestações mostram que 'é preciso acordar', diz Cyro Miranda

Para Cristovam, manifestações mostram que a democracia brasileira está doente

Protestos mostram necessidade de reforma política, diz Rollemberg

Encontro avalia atendimento a demandas da população de rua

Rodrigo Rollemberg destaca manifestações da sociedade contra a corrupção