Rollemberg: vitória socialista na França mostra que Europa está em busca de um novo modelo



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) comemorou a recente vitória do socialista François Hollande na eleição presidencial francesa. Ele disse que a conquista de Hollande, do Partido Socialista (PS) da França, “representa muito mais que uma vitória socialista em sua dimensão ideológica ou partidária”.

- Representa um processo global por uma nova visão, por um novo caminho de desenvolvimento. Representa a derrota do receituário monetarista da austeridade que está na raiz da crise europeia, em sua política recessiva, que prostrou o continente pela secagem dos investimentos públicos, pela adoção de impostos que punem a classe média e os mais pobres em favor dos mais ricos e das grandes empresas, sem falar no sistema financeiro – afirmou.

Para Rollemberg, a crise econômica europeia iniciada em 2008 e que, desde então, já atingiu praticamente todo o planeta, “é uma crise de todo o sistema econômico, baseado na supremacia do capital financeiro”.

O senador acredita que a eleição de Hollande na França vem se somar a outras mudanças mundiais que apontam para a necessidade da conciliação do crescimento econômico, com geração de emprego, inclusão e justiça social, responsabilidade econômica, autonomia política e desenvolvimento sustentável.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também saudou a eleição de Hollande e lembrou que o Partido Socialista francês realizou prévias partidárias antes de escolher seu candidato. Suplicy insistiu em sua proposta de que os partidos brasileiros passem também a realizar primárias para a escolha de candidatos a presidente.



08/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dilma Rousseff cumprimenta novo presidente da França por vitória nas eleições

Modelo de gestão da Nossa Caixa será exportado a EUA e Europa

Zona Franca de Manaus participa de missões empresariais na Europa

Rollemberg: Emenda das domésticas é uma vitória de todo o Brasil

Busca pelo turismo na Europa ameniza efeitos da crise econômica internacional, diz OMT

Missão brasileira busca reverter barreiras comerciais a produtos agrícolas na Europa e África