Romero Jucá aplaude iniciativa do Ministério do Esporte
O vice-líder do governo, senador Romero Jucá (PSDB-RR), aplaudiu a iniciativa do Ministério do Esporte e Turismo de criação de três tipos de bolsa-atleta, com o objetivo de assegurar uma renda mensal aos desportistas brasileiros, para garantir a formação de equipes para disputar olimpíadas e campeonatos mundiais, pan-americanos e sul-americanos.
A proposta foi incluída no projeto de criação do Estatuto do Desporto Brasileiro, atualmente em tramitação no Congresso. Os recursos para financiar o pagamento das bolsas virão de 9% do faturamento dos bingos. O governo federal, através da Caixa Econômica Federal, estuda a edição de uma medida provisória para regulamentar o funcionamento dos bingos.
Jucá explicou que a Bolsa-atleta Olímpica e Paraolímpica será destinada aos atletas de alto rendimento que, a partir de 14 anos, apresentem índices em suas modalidades que os qualifiquem a disputar essas competições. A Bolsa-atleta Esporte será destinada a praticantes de modalidades de esporte de criação nacional, como é o caso da capoeira. A Bolsa-atleta Estudante tem como alvo estudantes entre 14 e 17 anos, com bons resultados esportivos nos campeonatos nacionais.
Além de formar desportistas de elite, as bolsas servirão para despertar o interesse dos jovens para os esportes, afastando-os da ameaça das drogas e da violência nas ruas, afirmou Jucá.
15/05/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Romero Jucá aplaude iniciativa social da Bolsa de Valores de SP
Romero Jucá aplaude atuação da Fundação Abrinq
JUCÁ APLAUDE PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Romero Jucá aplaude ação do governo em Roraima e pede acordo da Eletrobrás com indígenas
Romero Jucá elogia nova publicação do Ministério da Saúde
Conquistas de José Serra no Ministério da Saúde são enumeradas por Romero Jucá