Romero Jucá aplaude ação do governo em Roraima e pede acordo da Eletrobrás com indígenas



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (22), o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), agradeceu a atuação do governo federal em relação às recentes enchentes que ocorreram no estado de Roraima.

Segundo o senador, depois das fortes chuvas e da "calamidade das enchentes", as providências foram tomadas rapidamente. Jucá disse que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, visitou o estado para conhecer a situação. De acordo com Jucá, nessa terça-feira (21) foi protocolado o projeto de liberação de R$ 15 milhões para as prefeituras do estado.

Romero Jucá ainda informou que o Ministério do Desenvolvimento Social liberou antecipadamente os recursos do Bolsa Família, de forma "a amenizar essa dificuldade".

Entendimento

O senador também pediu um entendimento entre a comunidade indígena de São Marcos (RR), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A (Eletronorte). Segundo Jucá, há um convênio que prevê repasse de recursos da Eletronorte para projetos produtivos da comunidade. Os recursos estão atrasados e, em protesto, os índios estão dificultando a manutenção das linhas de energia que passam nas propriedades indígenas. As instalações elétricas levam energia para Boa Vista, capital do estado.

Jucá pediu a atenção do Ministério de Minas e Energia e da Eletronorte no sentido do cumprimento do convênio e do pagamento das parcelas atrasadas.

- Não é possível que tenhamos problemas na energia de Boa Vista por falta de entendimento - afirmou.



22/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá alerta para chuvas em Roraima e pede ajuda ao governo federal

Romero Jucá pede providências contra apagões em Roraima

Romero Jucá pede mais segurança para a população de Roraima

Romero Jucá agradece ao governo inclusão de Roraima no programa Mais Irrigação

Jucá registra ações emergenciais do governo para socorrer comunidades indígenas em Roraima

Romero Jucá aplaude atuação da Fundação Abrinq