Romero Jucá defende alimentos transgênicos
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse ser favorável ao uso da engenharia genética na modificação de alimentos, destacando como principal vantagem da tecnologia o aumento da produção sem a necessidade de maiores agressões ao meio ambiente. Além disso, os alimentos são modificados normalmente para terem maior durabilidade ou conterem mais nutrientes do que os convencionais.
- Não obstante a polêmica sobre seu uso, compreendendo aspectos sociais, econômicos, culturais, ambientais e científicos, os alimentos geneticamente modificados são considerados seguros para a saúde humana e animal - afirmou o senador.
Jucá apoiou-se na posição da Sociedade de Toxicologia dos Estados Unidos, órgão com reconhecimento internacional na área de segurança alimentar, segundo o qual a confiabilidade dos alimentos geneticamente modificados não difere da dos alimentos convencionais. O senador ressaltou ainda que a qualidade dos transgênicos deve ser atestada por métodos de reconhecimento internacional.
As normas brasileiras determinam que os alimentos geneticamente modificados em quantidade maior do que 4% devem ser rotulados. No entanto, Jucá afirma que a metodologia utilizada para detectar essa porcentagem não conta com reconhecimento internacional, segundo portaria do Ministério da Ciência e Tecnologia que propõe nova metodologia, além da revisão, complementação e atualização do decreto que regulamenta os transgênicos.
O discurso do senador baseou-se no livro Transgênicos: Bases Científicas de sua Segurança, de Franco Maria Lajolo, professor da USP. Segundo o senador, o livro aborda os benefícios trazidos pela manipulação genética dos alimentos com profundidade científica.
23/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
LEOMAR QUINTANILHA DEFENDE OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS
Romero Jucá defende aprovação da PEC da Música
ROMERO JUCÁ DEFENDE APLICAÇÃO DA LEI CAMATA
Romero Jucá defende votação hoje da CPMF
Romero Jucá defende destinação de 50% dos 'royalties' do pré-sal à educação
Romero Jucá defende ampliação do acesso de advogados a inquéritos