Romero Jucá diz que Brasil precisa melhorar no ‘ranking’ de competitividade



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) chamou a atenção, nesta terça-feira (5), para a necessidade de Brasil melhorar sua posição no ranking de competitividade. Ele lembrou que o país caiu duas posições no cenário internacional e ocupa agora o 46° lugar entre as 59 economias pesquisadas pelo International Institute for Management Development (IMD).

Romero Jucá explicou que, para avaliar a competitividade, o instituto considera desempenho econômico - onde o Brasil mais caiu nesta edição -, eficiência de governo, eficiência de negócios e infraestrutura.

- Segundo o professor de finanças do IMD, Nuno Fernandes, as empresas do país devem buscar mais financiamento via mercado de capitais e não somente via setor bancário. Além disso, é preciso investir na infraestrutura ligada à tecnologia e à produção científica e mudar a cultura empresarial – afirmou.

O senador disse que a queda do país no ranking de competitividade vem ocorrendo desde 2010 com um total de oito posições e assinalou a importância de o país subir no ranking. Romero Jucá lembrou que a presidente Dilma Rousseff já anunciou novas medidas para buscar crescimento econômico, geração de empregos, competitividade e produtividade.



05/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá diz que Brasil precisa trabalhar mais para tornar-se uma superpotência no agronegócio

Romero Jucá aponta necessidade de aumento de competitividade de produtos nacionais

Brasil avança em ranking global de competitividade

Brasil sobe uma posição em ranking de competitividade no setor de TI

Ranking mundial de competitividade coloca Brasil em 58º lugar

Efraim registra queda do Brasil no ranking da competitividade