ROMERO JUCÁ ELOGIA A REFORMA AGRÁRIA DO GOVERNO



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) afirma ter sido preciso chegar ao governo do presidente Fernando Henrique Cardoso para que a questão da terra no Brasil fosse assumida com competência técnica, racionalidade e a indispensável decisão política para resolvê-la. Segundo Jucá, as milhares de famílias camponesas, assentadas em terras regularizadas, conseguiram condições de bom desempenho em termos de produção, graças à execução de uma política de apoio aos assentados.
Para corroborar suas afirmações sobre o êxito do programa de reforma agrária de FHC, Jucá cita trabalho do especialista José de Souza Martins, professor do Departamento de Sociologia da USP. "Ele faz uma análise do processo histórico no país, mostrando que os interesses inconfessos, as deturpações ocasionadas pela ideologia e o primarismo quanto ao domínio técnico sempre travaram a reforma agrária no Brasil", disse.
Jucá observa que o trabalho de José de Souza Martins defende ser possível se chegar a um pacto nacional sobre as necessidades do futuro, em especial sobre a questão agrária, no atual momento político do país, se a terra for tratada como o problema social e histórico que é de fato, como o foi o da escravidão no século passado.
Romero Jucá concorda com o sociólogo quando ele argumenta que tratar a reforma agrária como questão político-partidária não é prestar um serviço aos pobres da terra. "Tampouco ajuda à causa querer reformar o passado", conclui o senador, citando José de Souza Martins.

04/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá pede reinclusão de famílias roraimenses no programa de reforma agrária

ROMERO JUCÁ ELOGIA PROGRAMA DO GOVERNO NO SETOR ELÉTRICO

Romero Jucá elogia desempenho da AGU no governo Fernando Henrique

Romero Jucá elogia ações do governo para ampliar banda larga

Romero Jucá elogia unificação dos programas sociais pelo governo Lula

Jucá cobra do governo verbas para reforma agrária