Romero Jucá elogia Programa Bolsa-Escola



O Programa Bolsa-Escola, do governo federal, encerrou 2001 com a adesão total de 98% dos municípios brasileiros, o que significa 5.470 cidades de um total de 5.561. A informação é do senador Romero Jucá (PSDB-RR), segundo o qual, em apenas um ano, o programa conseguiu oferecer o benefício para mais de 8,2 milhões de crianças.

Jucá parabenizou o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, por ter realizado uma verdadeira revolução na educação brasileira. Ele ressaltou que, além de ser um sucesso, o Programa Bolsa-Escola é extremamente simples e barato.

Lembrando que a iniciativa está completando um ano de existência, Jucá também disse que o programa traduz o propósito de Fernando Henrique Cardoso de governar com "honestidade, eficiência, sensibilidade social e, sobretudo, respeito à coisa pública e ao povo brasileiro".

De acordo com Romero Jucá, países como França, Alemanha, Estados Unidos e outros situados na América Latina e na África têm procurado o Ministério da Educação para conhecer detalhes do programa. Conforme explicou, de junho a dezembro de 2001 o governo aplicou no Bolsa-Escola R$ 409,9 milhões, tendo sido transferidos, apenas em dezembro, R$ 142,2 milhões às famílias das crianças beneficiadas.

Jucá salientou que mudar urgentemente o quadro da educação básica no Brasil diz respeito não apenas à preocupação com justiça e equilíbrio social, mas também com o próprio futuro do país, que necessita qualificar sua mão-de-obra e dispor de uma classe trabalhadora bem nutrida e alfabetizada.

- O verdadeiro encontro do Brasil com o mundo sofisticado do século 21 está justamente na tomada deste caminho e não na continuidade de uma política de educação elitista e discriminadora -afirmou.



02/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá elogia escola técnica do Espírito Santo

Romero Jucá elogia ampliação da bolsa-atleta e regularização fundiária em Roraima

ROMERO JUCÁ ELOGIA PROGRAMA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL

ROMERO JUCÁ ELOGIA PROGRAMA DO GOVERNO NO SETOR ELÉTRICO

ERNANDES AMORIM ELOGIA O PROGRAMA BOLSA-ESCOLA

Romero Jucá aplaude iniciativa social da Bolsa de Valores de SP