Romero Jucá registra criação da Celac e acordos entre Brasil e Venezuela
O senador Romero Jucá (PMDB-RR), em discurso nesta segunda-feira (5), registrou a fundação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), em cúpula realizada na Venezuela, no último fim de semana. Estiveram presentes 32 líderes, que debateram o futuro da economia, as ações sociais e as visões de integração da comunidade americana, questões cada vez mais fundamentais na opinião de Jucá. A criação da Celac foi decidida em fevereiro de 2010.
A presidente Dilma Rousseff também participou da reunião. Segundo Jucá, na ocasião Dilma e o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, assinaram 11 acordos bilaterais. Entre eles, pactos de cooperação técnica na área de agricultura e habitação, com a criação de um programa semelhante ao Minha Casa, Minha Vida naquele país, e a prorrogação do prazo para que a venezuelana PDVSA participe da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
O senador lembrou as ausências dos líderes de Estados Unidos e Canadá, registradas na reunião pelo presidente dos trabalhos, Felipe Calderón, do México.
Romero Jucá destacou ainda o quanto o estreitamento de relações com a Venezuela, América Latina e Caribe, propostas da Celac, são importantes para Roraima, por causa da proximidade geográfica.
05/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Romero Jucá registra criação de regime especial para construção de creches e pré-escolas
Romero Jucá registra que o Senado perde parlamentares "comprometidos com o Brasil"
Romero Jucá comemora ingresso da Venezuela no Mercosul
Romero Jucá registra inauguração do Centro de Biotecnologia da Amazônia
Romero Jucá registra visita de Zilda Arns a Roraima
Romero Jucá registra prêmio do Sebrae para prefeito de Boa Vista