Romeu Tuma anuncia roteiro de investigações em Manaus



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) divulgou o roteiro das investigações a serem realizadas em Manaus pela comissão especial criada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para apuração prévia das denúncias envolvendo o presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), em irregularidades no Banpará e na extinta Sudam. Ao lado dos senadores Jefferson Péres (PDT-AM) e João Alberto (PMDB-MA), integrantes da comissão, Tuma vai acompanhar os depoimentos à Polícia Federal de quatro pessoas citadas na gravação de um telefonema que envolve Jader na cobrança de US$ 5 milhões para liberar financiamento da Sudam.

De acordo com Romeu Tuma, os senadores viajam para Manaus nesta quinta-feira (dia 9) à tarde, mas os depoimentos só serão tomados na sexta-feira e no sábado. No dia 10, às 9h, será ouvido Nivaldo Marinho, autor da gravação e ex-assessor do deputado estadual Mário Frota (PDT-AM), que teria intermediado o negócio, em nome de Jader, junto ao empresário David Benayon. Mário Frota deverá depor à PF às 11h, enquanto Benayon, beneficiário de um financiamento de US$ 40 milhões para produção de artefatos de borracha na Zona Franca de Manaus, será ouvido às 15h. A esposa do empresário presta depoimento na manhã de sábado.

Convocado pela comissão especial, o perito em fonética da Unicamp, Ricardo Molina, também deve acompanhar os depoimentos em Manaus e fazer a perícia na gravação de conversa em torno de suposta cobrança de propina em liberações da Sudam.- Como ele já fez o trabalho sobre a autenticidade da fita e digitalizou a conversa a pedido da revista IstoÉ , queremos que ele identifique as vozes na fita, visto que o deputado alega que a voz não é dele - explicou Tuma.

Caso Mário Frota volte atrás e confirme a autenticidade de sua voz no telefonema gravado, o senador pefelista admite que os trabalhos investigativos da comissão poderão ser considerados concluídos. "Com isso, só precisaríamos fazer o relatório", declarou. Ricardo Molina também deve proceder à identificação das demais vozes contidas na fita, processo que pode ser encerrado no prazo de uma semana, estima Tuma.

08/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma registra assalto a escritório do deputado Romeu Tuma Júnior

Romeu Tuma homenageia FAB no Dia do Aviador

Romeu Tuma é eleito presidente da CAS

Romeu Tuma homenageia PM de São Paulo

ROMEU TUMA É SAUDADO POR SENADORES

ROMEU TUMA RECEBE COMITIVA