Romeu Tuma relata visita de senadores a Luziânia



O senador Romeu Tuma (PTB-SP) relatou a visita feita nesta quarta-feira (3) a Luziânia (GO), onde seis menores desapareceram nos últimos dias. Tuma compareceu na condição de vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga casos de pedofilia.

Também participaram da visita o presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES); os senadores por Goiás Lúcia Vânia (PSDB) e Demóstenes Torres (DEM, que já foi secretário de Segurança do estado); e os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), José Nery (PSOL-PA) e Renato Casagrande (PSB-ES).

Tuma elogiou a decisão do delegado-geral da cidade de designar um delegado para investigar cada caso de desaparecimento. De acordo com o senador, há um relatório diário sobre cada investigação, que é depois analisado para verificar se há vinculação entre os casos.

Romeu Tuma afirmou que o objetivo da CPI não foi participar da investigação ou interrogar alguém, mas sim oferecer ajuda no que puder. Tuma disse que a CPI poderá, por exemplo, utilizar seu poder judicante para quebrar o sigilo, caso haja dificuldade em conseguir autorização para isto junto ao Poder Judiciário. Acrescentou que a investigação já tem fortes indícios para chegar a uma conclusão.

Enchentes

No mesmo pronunciamento, Tuma pediu ajuda ao governo federal para a população afetada pelas fortes chuvas que caíram no estado de São Paulo. Pediu que o governo federal adie o pagamento de impostos pelos comerciantes das cidades afetadas, a exemplo do que fez a Prefeitura de São Luiz do Paraitinga com os impostos municipais. Ele reclamou por não ter conseguido encontrar os ministros de Estado para pedir apoio. Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apoiou o discurso de Romeu Tuma.



03/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta relata visita da CPI da Pedofilia a Luziânia

ROMEU TUMA É SAUDADO POR SENADORES

Senadores reafirmam confiança em Romeu Tuma

Senadores prestam solidariedade à família de Romeu Tuma

Quatro senadores retiram assinaturas de requerimento de Romeu Tuma

Corregedor do Senado, Romeu Tuma, lembra aos senadores normas de conduta