RONALDO HOMENAGEIA GILBERTO FREYRE
- A trilogia Casa Grande & Senzala, Sobrados e Mocambos e Ordem e Progresso compõe um conjunto em que a interpretação da nossa história é feita com o condimento raro de notáveis qualidades literárias. Por sinal, Casa Grande e Senzala associa-se a outras duas grandes obras que ajudaram a revelar o Brasil: Formação do Brasil Contemporâneo, de Caio Prado Júnior, e Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda - disse o senador, que exerce o cargo de primeiro secretário da Mesa.
Acrescentou que Gilberto Freyre ofereceu um ângulo não-convencional da realidade ao partir de pontos de observação jamais examinados, como o cotidiano, a influência inglesa e o papel do escravo. Para o senador, Gilberto Freyre retratou o Brasil senhorial e ostentou a chave dos enigmas de sua formação, ao remexer nas misturas raciais e culturais que predominaram no país.
- Ele celebrou a orgia de trocas na qual se misturavam negros e mulatos, sexo e comida, padres e chefes de candomblés, arquitetura e trópicos - observou, acrescentando que o sociólogo se contrapôs à teoria racista de Oliveira Viana, que considerava a miscigenação um dos fatores da penúria do povo brasileiro.
29/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
MARINA SILVA HOMENAGEIA GILBERTO FREYRE COM UM POEMA
SENADO HOMENAGEIA GILBERTO FREYRE, O REDESCOBRIDOR DA IDENTIDADE BRASILEIRA
Fim de semana tem Gilberto Freyre e Leonardo da Vinci
SENADORES HOMENAGEIAM CENTENÁRIO DE GILBERTO FREYRE
Projeto disponibiliza documentário inspirado em Gilberto Freyre
TV SENADO APRESENTA VÍDEO SOBRE GILBERTO FREYRE