MOREIRA MENDES: GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL VÃO DAR LUZ A RONDÔNIA
Moreira Mendes disse que a ida do ministro à Rondônia teve um significado especial para a população, pois representa a esperança de solução dos problemas de fornecimento de energia que freqüentemente afetam a região. "A visita do ministro é um marco histórico comparado, apenas, à instalação da linha telegráfica pelo marechal Cândido Rondon e a abertura da BR 364, durante o governo Juscelino Kubitscheck".
Segundo relatou o senador, Tourinho viajou ao estado para lançar o Luz no Campo e para a assinatura de acordos e contratos para a construção do Sistema de Transmissão Porto-Velho(RO)/Rio Branco(AC), com ramal para Guajará-Mirim. O ministro também referendou acordo de implantação do projeto do gasoduto Urucu/Porto Velho, que vai levar o gás de Urucu para Rondônia e Acre.
- Essas obras vão possibilitar, em futuro próximo, a interligação desses estados com o Sistema Nacional de Transmissão e significarão a redenção definitiva deles em relação ao abastecimento de energia elétrica - observou Moreira Mendes.
O senador lembrou que as ações do governo vão impedir o êxodo rural e evitar assim a proliferação dos bolsões de pobreza nas áreas urbanas. A disponibilidade de energia será, segundo informou, um atrativo para as indústrias que pretendam instalar-se na região, gerando mais emprego, mais renda e mais impostos.
Moreira Mendes destacou ainda a preocupação demonstrada pelo ministro com as questões sociais e de segurança das cidades. Tourinho anunciou a intenção do governo de investir em programas de iluminação pública em todas as cidades brasileiras, com um custo 30% mais barato do que o atual.
18/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOREIRA MENDES COBRA APOIO FEDERAL PARA A UNIVERSIDADE DE RONDÔNIA
MOREIRA MENDES HOMENAGEIA RONDÔNIA
Rondônia se livra da aftosa, diz Moreira Mendes
Moreira Mendes destaca Dia do Evangélico em Rondônia
Moreira Mendes registra presença de vereadores de Rondônia
Moreira Mendes destaca trabalho em prol de Rondônia