Roque Grazziotin conversa com franceses sobre direitos humanos e desemprego
Os franceses, ciceroneados pela também francesa Ana Maria Crosville, coordenadora do Centro Infanto-juvenil Luiz Itamar, em Cachoerinha - entidade que mantém 150 crianças em situação de risco social e vítimas da violência -, estiveram ontem em um jantar, durante o qual puderam trocar idéias com o presidente da Comissão de Cidadania e Diretos Humanos (CCDH), deputado Roque Grazziotin (PT), com as lideranças do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD/RS), Lurdes Santin e Mauro Cruz, e com o vice-prefeito de Cachoeirinha, José Bauer.
Do encontro saiu a idéia de se criar uma rede de solidariedade e intercâmbio com o MTD, sugerida pelo agricultor José Bové, da Via Campesina Internacional. O ativista francês demonstrou muito interesse na organização do movimento gaúcho, cujo maior incentivador e um dos idealizadores foi o deputado Roque, junto com um pequeno grupo de desempregados.
Também foi aventada a possibilidade de Cachoerinha tornar-se parceira da cidade francesa de Begle, situada na periferia da região de Bordeaux, sul da França, por suas características semelhantes, conforme disposição manifestada pelo prefeito deste município, Noel Mamére, candidato do Partido Verde à presidência da França. Participou ainda da troca de experiências com o vice-prefeito José Bauer, de Cachoerinha, o vice-presidente da ATAC (movimento pela defesa da taxa Tobim), François Dufour, quando se discutiu, entre outros assuntos, o Orçamento Participativo.
02/01/2002
Artigos Relacionados
Roque Grazziotin avalia projetos de direitos humanos
Roque Grazziotin leva propostas à VI Conferência Nacional de Direitos Humanos
Hélio Costa destaca conversa particular sobre direitos humanos entre Lula e Fidel
Grazziotin fala sobre direitos humanos em Gramado
Debate sobre direitos humanos em Tapes envolve desemprego
Debate sobre direitos humanos em Tapes envolve desemprego