Rosalba Ciarlini lamenta prejuízos causados pelas enchentes no RN



A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) lamentou as enchentes que levaram a grandes prejuízos na fruticultura, carcinicultura (criação de camarões) e na indústria salineira do Rio Grande do Norte. Embora tenha elogiado o governo federal pela rapidez na edição de medida provisória com recursos emergenciais para a população afetada pelas chuvas, cobrou agilidade na chegada desses recursos "lá na ponta".

Rosalba Ciarilini informou que 42 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte estão em estado de calamidade pública. Ao lado do senador José Agripino (DEM-RN), ela visitou as regiões mais afetadas do estado, que já somam 20 mil desabrigados. A senadora assinalou prejuízos também na indústria petroleira, na caprinocultura e na ovinocultura.

Por fim, a parlamentar reivindicou ações de prevenção a doenças causadas pelas enchentes e defendeu o planejamento prévio das providências a serem adotadas depois que as águas baixarem, com a reconstrução de cidades, indústrias e projetos agropecuários. Cobrou ainda maior agilidade na concessão de seguro-desemprego, seguro-safra e na renegociação de dívidas de empresas e proprietários rurais.

Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) avaliou que a situação é muito difícil de enfrentar por ser inusitada, já que a Região Nordeste é conhecida pela escassez, e não pelo excesso de água Em outro aparte, o senador Mário Couto (PMDB-PA) disse que, neste caso, a medida provisória é realmente necessária.



08/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini aponta prejuízos à economia do RN decorrentes das chuvas

Francelino Pereira diz ser impossível avaliar os prejuízos causados pelas chuvas em Minas

Rosalba Ciarlini pede suspensão de dívidas de agricultores do NE afetados por enchentes

Rosalba Ciarlini volta a cobrar recursos para cidades atingidas pelas chuvas

Rosalba Ciarlini lamenta o elevado número de mortalidade materna

Rodrigues relata prejuízos causados por engarrafamentos em São Paulo