Rosalba Ciarlini pede suspensão de dívidas de agricultores do NE afetados por enchentes



A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que determine a imediata suspensão de cobranças de empréstimos bancários devidos por agricultores da Região Nordeste afetados pelas enchentes. A parlamentar adiantou ainda que os prefeitos dos municípios atingidos pelas chuvas até agora não receberam nenhuma verba oriunda da medida provisória (MP 423/08) que destinou R$ 540 milhões para atender às vítimas das enchentes.

- Não dá para esperar relatórios. Todo mundo está vendo as enchentes que estão arrasando as plantações dos pequenos proprietários. Toda hora passam as imagens de desespero na televisão. Eles precisam de ajuda urgente, sem burocracia - reivindicou.

Rosalba Ciarlini pediu ainda que o governo trate os pequenos e médios agricultores do Nordeste de forma diferenciada na renegociação de dívidas rurais em discussão nos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Fazenda. Observou que, nos últimos 18 anos, os agricultores nordestinos enfrentaram 11 períodos de estiagem ou de chuvas em excesso. Segundo acrescentou, alguns devem tanto aos bancos que, se suas terras forem tomadas, a posterior venda em leilão só pagará pequenas parcelas das dívidas.

Depois de percorrer regiões do Rio Grande do Norte afetadas pelas enchentes, nos últimos finais de semana, a senadora disse ter ouvido deles afirmações de que acreditam em uma solução por parte do presidente Lula. Rosalba Ciarlini recebeu apoio, em aparte, do senador Carlos Dunga (PTB-PB).



15/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRA discute dívidas de agricultores afetados por secas e enchentes

Eunício Oliveira pede a Dilma perdão das dívidas de agricultores afetados pela seca

Rosalba Ciarlini lamenta prejuízos causados pelas enchentes no RN

Rosalba Ciarlini apela em favor de agricultores vitimados pela seca

Senadores cobram apoio para agricultores afetados por secas e enchentes

Agricultores afetados por enchentes na região Norte já podem solicitar crédito especial