Rosalba comemora instalação de fábrica de cerâmicas no RN



A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) informou nesta terça-feira (16) que a empresa catarinense Itagres confirmou nesta semana a instalação de uma fábrica de cerâmicas em Mossoró (RN). A expectativa, informou a senadora, é que a fábrica já esteja produzindo no primeiro semestre do próximo ano.

Rosalba Ciarlini contou que a luta para levar a Itagres para Mossoró começou durante o segundo mandato dela como prefeita daquela cidade. Ela informou que o prédio da fábrica já está inclusive construído e faltavam apenas detalhes burocráticos para que começasse a funcionar.

Esses detalhes, disse Rosalba Ciarlini, foram solucionados esta semana quando a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) liberou recursos do Fundo Constitucional do Nordeste para a compra de equipamentos da fábrica. A senadora informou que esse foi o primeiro empreendimento financiado pela Sudene depois que o órgão foi recriado.

- É uma boa notícia e mostra que valeu a pena lutar, não desistir, mesmo quando houve entraves na Controladoria Geral da União e no Ministério da Integração Regional - disse a senadora.

Rosalba Ciarlini destacou ainda que a fábrica deverá funcionar como atrativo para que se instale na região um pólo cerâmico, que trará outras empresas para Mossoró. Só a fábrica da Itagres gerará cerca de 3.500 empregos diretos ou indiretos na cidade, destacou a senadora.

Aliados

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), aparteou a senadora para destacar que as dificuldades para instalação da fábrica só foram superadas após entendimento entre os vários órgãos envolvidos na aprovação do projeto.

- Com a tenacidade, a obstinação da senadora Rosalba comemoramos a liberação, por parte da Sudene e do Banco do Nordeste, de recursos para a instalação dessa fábrica que será modelar, localizada em Mossoró - disse.

Garibaldi ressaltou ainda o papel da Controladoria Geral da União, da Sudene e do Banco do Nordeste como aliados no processo que acabou "convergindo nesse grande investimento em favor do desenvolvimento de Mossoró e do Rio Grande do Norte".

O presidente do senado louvou a atitude da senadora Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino (DEM-RN) na luta pela instalação da fábrica e pelo entendimento com os órgãos federais e agradeceu o apoio do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

- No final, Mossoró foi quem saiu ganhando. O Rio Grande do Norte terá um grande investimento, com a criação de centenas de empregos, que poderão chegar aos milhares com a criação de um pólo cerâmico na região - afirmou.

Também em aparte, o senador Efraim Morais (DEM-PB), parabenizou a bancada do Rio Grande do Norte que conseguiu essa vitória para a região de Mossoró.



16/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Henrique comemora instalação de fábrica da BMW em Santa Catarina

Casildo Maldaner comemora instalação de fábrica da BMW em Santa Catarina

Luiz Henrique comemora instalação de fábrica da BMW em Santa Catarina

Fábrica de laminados apresenta projeto de instalação

Rosalba Ciarlini cobra instalação de refinaria de petróleo no RN

Dell computadores anuncia instalação de fábrica em Hortolândia