Rosalba Ciarlini cobra instalação de refinaria de petróleo no RN



A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) afirmou, em discurso nesta terça-feira (10), que o governo federal, por decisões políticas, não tem reconhecido o valor da contribuição do petróleo do Rio Grande do Norte para o crescimento do país e deixa seus cidadãos crescentemente indignados com a injustiça de o estado não ter uma refinaria.

- Já fomos preteridos quando se falava na primeira refinaria para o Nordeste, que acabou indo para Pernambuco; depois outra refinaria foi para o Rio de Janeiro. Agora, o anúncio está em todos os jornais, em todos os recantos, de uma segunda refinaria para o Nordeste que vai para o Maranhão - lamentou a senadora.

Rosalba Ciarlini disse que as compensações da Petrobras para estados produtores são "como um confeito na boca de uma criança" e não são mais suficientes para o Rio Grande do Norte, que há mais de 30 anos sonha e tem as condições técnicas para receber uma refinaria, mas mais uma vez "vai ser sofrer escanteio, ser esquecido e injustiçado".

- Nós precisamos, sim, de uma refinaria prêmio como está sendo anunciada, de um investimento como foi para Pernambuco, de bilhões de dólares, que já está sendo anunciado para o Maranhão e que já se fala que poderá ir para o Ceará - disse a senadora.

Rosalba Ciarlini mencionou o fato de o Senado ter prestado, nesta terça-feira, uma homenagem a Leonel Brizola, lembrando seu engajamento na campanha "O Petróleo é Nosso". A senadora associou-se à homenagem ao político gaúcho, recordando que o início de sua vida política foi no PDT, partido fundado por Brizola. Ela ressaltou ainda a luta de Brizola em favor da educação.



10/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini cobra implantação de creches públicas

Rosalba Ciarlini quer ANP comunique descoberta de reserva hídrica durante exploração de petróleo

Rosalba Ciarlini cobra políticas de incentivo à pesca artesanal

Magno Malta quer instalação de refinaria de petróleo no Espírito Santo

Rosalba Ciarlini é eleita presidente da CAS

Rosalba Ciarlini relata participação em reuniões da ONU e da UIP