Rosalba defende aprovação do reajuste das aposentadorias e do Ficha Limpa



A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) pediu nesta terça-feira (18) a aprovação do projeto de lei de conversão (PLV 02/10) que reajusta as aposentadorias e pensões da Previdência Social acima de um salário mínimo em 7,72% e acaba com o fator previdenciário . Ela também manifestou sua preocupação com a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar o projeto, "conforme boatos que vêm circulando pela Casa".

Logo após o seu discurso, o líder do Democratas, senador José Agripino (RN), informou que em reunião de líderes foi acordada a votação da proposta nesta quarta-feira (19), quando o relator da matéria, o líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR), apresentará seu relatório.

Ficha limpa

Rosalba Ciarlini também manifestou seu apoio à votação do projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de pessoas que tenham sido condenados, por órgão colegiado da Justiça, por crimes graves como corrupção e tráfico de drogas, entre outros.

A senadora assinalou que embora represente um estado produtor de petróleo em terra, cuja capital, Natal, também é produtora do hidrocarboneto, é solidária aos prefeitos de todo o país, pois julga que os royalties devem ser distribuídos igualmente entre os entes federados.

Rosalba defendeu emenda de sua autoria, apresentada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), propondo que 60% dos recursos do Fundo Social a ser formado com recursos da exploração de petróleo do pré-sal seja destinado à educação, à cultura e à saúde, e 40% ao combate à pobreza, à ciência e tecnologia e à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Educação no Rio Grande do Norte

A parlamentar também manifestou sua preocupação situação da educação no Rio Grande Norte. Ela informou que o estado ficou 30 pontos abaixo da média nacional na Prova Brasil, avaliação que o governo federal tem feito das escolas do país. A senadora também denunciou a situação de escola estadual na cidade de Grossos, em que 102 alunos estão sem aulas e faltam professores tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.

Rosalba Ciarlini afirmou que a educação de qualidade é "o motor do desenvolvimento sustentável", e enfatizou a necessidade de capacitação de mão de obra nas diversas regiões do estado para que, com a implantação de novos empreendimentos, sejam aproveitados os moradores dessas regiões, de acordo com a vocação de cada local, num círculo virtuoso de geração de emprego e renda. A senadora lembrou que apresentou 11 propostas de criação de novas escolas de ensino técnico profissionalizante.

A parlamentar mencionou ainda o evento Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que ocorre nesta terça em Brasília, em que a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino obteve a primeira colocação, enquanto a de Mossoró, ficou com a quinta colocação, sendo representada pela vice-prefeita Ruth Ciarlini.



18/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo Paes pede aprovação do projeto Ficha Limpa e do reajuste de aposentadorias

Jeferson Praia defende aprovação de projetos que complementam Ficha Limpa

Mário Couto defende aprovação de projeto que garante mesmo reajuste do mínimo às aposentadorias

Lei da Ficha Limpa, PECs do Divórcio e da Juventude e aumento das aposentadorias são os destaques do Plenário no 1º semestre

Rosalba pede aprovação de proposta que recompõe valores de aposentadorias e pensões

Em jornada histórica, Senado aprova Ficha Limpa e reajuste dos aposentados