Rosalba louva decisão do STF que possibilita continuidade da transposição do São Francisco
Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) louvou decisão do Supremo Tribunal Federal que derrubou liminar contrária ao projeto do governo de transposição de águas do Rio São Francisco. Na quarta-feira (19), o Supremo decidiu a favor de recurso que pedia a continuação das obras de transposição, paralisadas também por decisão da Justiça.
Rosalba Ciarlini comemorou o fato, ressaltando a importância da decisão para a população do sertão nordestino e de outras regiões, que, historicamente, frisou, sofrem com a falta de água e vivem na estagnação econômica em decorrência da inviabilidade do crescimento regional.
- O projeto de transposição, como está sendo executado, vem da época do governo [José] Sarney e é uma reivindicação ainda mais antiga da região. Sei que alguns são contra, mas defendo a transposição por conhecer o potencial de fertilidade das terras que serão beneficiadas - argumentou.
Rebatendo um dos argumentos dos opositores ao projeto, de que a mudança no fluxo de águas do São Francisco pode matá-lo, Rosalba lembrou que "vários projetos de transposição já foram executados, em diferentes partes do mundo, sem que nenhum rio tenha perecido por isso".
20/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rosalba pede agilidade na transposição do Rio São Francisco
Rosalba lê carta de arcebispo a favor da transposição do Rio São Francisco
Rosalba Ciarlini critica desaceleração das obras da transposição do São Francisco
Rosalba pede agilidade na retomada das obras da transposição no Rio São Francisco
Roberto Cavalcanti diz que decisão do STF vai acelerar transposição do São Francisco
Roberto Cavalcanti elogia decisão do governo de agilizar transposição do São Francisco