Rosalba pede agilidade na retomada das obras da transposição no Rio São Francisco
A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), em discurso no Plenário nesta quarta-feira (12), demonstrou preocupação com as últimas notícias divulgadas pela imprensa que tratam da paralisação das obras de transposição das águas do Rio São Francisco. Ela pediu agilidade na retomada da obra, que considera "fundamental".
- Precisamos de água, venha como vier, de onde vier. E a transposição vai trazer, para melhorar o nosso nordeste - afirmou.
Uma liminar concedida esta semana pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, a pedido do Ministério Público, suspendeu as obras sob o argumento de que o projeto não poderia ter sido aprovado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) em resolução de 2005.
Rosalba citou visita que fez à região de Petrolina (PE) em novembro e ressaltou as mudanças na área, a partir de projetos de irrigação utilizando água da bacia do São Francisco e destacou a importância do projeto para outros estados, como o Rio Grande do Norte, para a agricultura e para matar a sede do nordestino.
- Fico preocupada, tudo tem que ser como a lei determina, mas precisamos que as ações sejam agilizadas, para a continuidade essa obra fundamental para o nosso semi-árido - avaliou.
Em aparte, o senador César Borges (PR-BA) declarou que uma parte reduzida do volume de água deslocado - apenas 4% - será destinada ao consumo da população, e que outras obras deveriam ser providenciadas ou retomadas para garantir o acesso da população. Rosalba ressaltou que, mesmo assim, não se pode deixar de defender a transposição.
12/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rosalba pede agilidade na transposição do Rio São Francisco
Rosalba Ciarlini critica desaceleração das obras da transposição do São Francisco
Rosalba lê carta de arcebispo a favor da transposição do Rio São Francisco
Rosalba louva decisão do STF que possibilita continuidade da transposição do São Francisco
AGU garante obras de Transposição do Rio São Francisco
Obras de transposição do Rio São Francisco são retomadas