'Royalties' levam governo avaliar conveniência de votar hoje o Fundo Social do Pré-sal



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), está reunido com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do PT no Senado, Aloízio Mercadante, para avaliar a conveniência de se votar ainda nesta quarta-feira (9) o projeto que trata do Fundo Social do Pré-sal e do regime de partilha da nova fronteira petrolífera. É que há duas emendas incluindo na matéria a redistribuição dos royalties do petróleo, assunto que o governo quer adiar para depois das eleições de outubro, conforme declarações do próprio Jucá. 

Na avaliação do líder do governo, há a possibilidade de que se o projeto for votado, as emendas acabem aprovadas. Isso poderá desagradar os chamados 'estados produtores' de petróleo. Desde as 15h, o projeto vem sendo debatido. Até o momento, já falaram mais de 20 senadores. Outros 40 estão inscritos. 

Enquanto a discussão se desenrola em Plenário, tendo como divergência principal a divisão dos royalties, o esforço de Padilha é para atenuar o conflito entre os estados produtores e não produtores e convencer os senadores a levarem a votação desse delicado ponto do pré-sal para depois do pleito de outubro.



09/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande: Fundo Social do pré-sal e royalties só serão votados na Câmara após as eleições

Senadores debatem concentração da produção, distribuição de 'royalties' e fundo social do petróleo do pré-sal

Casagrande propõe que estados não-produtores de petróleo recebam 'royalties' por meio do Fundo Social

Senado aprova criação do Fundo Social do Pré-sal, regime de partilha e distribuição dos 'royalties' a todos os estados

Senadores discutem neste momento conveniência de apreciar vetos hoje

Governador participa hoje de evento do Fundo Social de Solidariedade