Ruben Figueiró critica respostas de Ministério sobre separadora de gás natural em MS



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) disse estar frustrado e indignado com “as respostas de caráter protocolar” enviadas ao Senado pelo Ministério de Minas e Energia para o pedido de informações sobre os investimentos da Petrobras no Mato Grosso do Sul.

O senador estava interessado em saber sobre as reais possibilidades de construção de uma separadora de gás que permita o aproveitamento do produto transportado pelo gasoduto que vem da Bolívia para o Brasil, cortando 600 quilômetros do território sul-mato-grossense.

Segundo Figueiró, pelo gasoduto são transportados  30 milhões de metros cúbicos de gás natural, que seguem diretamente para indústrias instaladas nas regiões Sul e Sudeste.

– Ao receber o documento, indignaram-me a forma evasiva das respostas apresentadas e a fragilidade dos argumentos usados. Lembro que a fiscalização é uma das mais importantes tarefas do Legislativo. Enquanto autoridades do Executivo procrastinam, o povo do meu estado fica privado do gás natural – reclamou, em discurso no Plenário, na manhã desta sexta-feira (5).

O senador lembrou que o gás natural possibilita a extração de mais de 100 subprodutos, que poderiam ser úteis à população e à indústria de todo os estados do Centro-Oeste do país.

Insatisfeito com a resposta do Ministério de Minas e Energia, o parlamentar informou que já teve um requerimento de sua autoria aprovado para que a presidente da Petrobras, Graça Foster, explique melhor, no Senado, por que é inviável instalar uma separadora de gás no Mato Grosso do Sul e explicitar a previsão de investimentos da estatal na regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

– O Brasil mudou nos últimos anos, e o Centro-Oeste já é dínamo econômico. Apesar disso, não tem nenhuma das 42 separadoras de gás instaladas no país. Minha função é cobrar das autoridades precisão das informações, pois somos fiscalizadores do Executivo, além de representantes do povo e dos estados – afirmou.



05/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró quer separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró critica venda de ilusões sobre Campo de Libra

Ruben Figueiró critica importação de etanol dos EUA

Ruben Figueiró critica MP que institui programa Mais Médicos

Ruben Figueiró critica tratamento do governo Dilma aos servidores da Polícia Federal

Figueiró quer respostas do governo sobre conflitos agrários no MS