Sabesp fará manutenção no sistema Cantareira neste sábado
Para realização do serviço, o abastecimento será interrompido
A Sabesp informa que neste sábado, 18, serão realizados serviços de manutenção na Estação Elevatória de Santa Inês, estrutura responsável por fazer a água transpor a Serra da Cantareira para tratamento na Estação Guaraú, integrante do Sistema Cantareira.
A operação - substituição da válvula de controle de uma das bombas d’água – se faz necessária para corrigir um vazamento de óleo que, posteriormente, poderia comprometer o funcionamento dos equipamentos e instalações, colocando em risco o fornecimento de água para os 8,5 milhões de moradores da Grande São Paulo que recebem água do Sistema Cantareira.
Os trabalhos são complexos, devido ao grande porte do equipamento, e serão realizados neste sábado, das 4 às 23 horas.
Preocupação com os clientes
A Sabesp, preocupada em minimizar os transtornos aos clientes, planejou as seguintes estratégias: durante o período da manutenção a produção de água dos Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga será aumentada, assim as regiões de Cangaíba, Jardim Popular, Jabaquara, Campo Belo, Americanópolis e o espigão da Paulista continuarão sendo abastecidas.
Economizar água, sempre
Durante o período de manutenção, a Sabesp pede a toda a população que economize água, utilizando racionalmente a água armazenada nas caixas residenciais e evitando desperdícios. A recuperação do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término das atividades de manutenção.
Os bairros localizados em pontos mais altos e distantes dos reservatórios poderão ter o fornecimento de água restabelecido de forma mais lenta durante todo o domingo (19/8), mas a Sabesp alerta que em alguns bairros o abastecimento pode ser totalmente normalizado apenas na manhã da segunda-feira (20/8).
Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita.
Curiosidades
A válvula que será trocada tem diâmetro de 1.100mm e pesa 16,5 toneladas.
Essa válvula opera desde dezembro de 1974, ou seja, há cerca de 295.000 horas. Por ela foram bombeados mais de 7,3 bilhões de metros cúbicos de água.
Para sua substituição serão envolvidas diretamente 25 pessoas. Ao todo estima-se que quase 1.000 pessoas trabalhem nesse dia nas diversas frentes de trabalho dos outros serviços de manutenção e nas atividades de apoio como no atendimento telefônico.
Regiões e municípios onde o fornecimento de água será interrompido:
São Paulo: Regiões de Cambuci, Consolação, Jd. América, Sacomã, Sumaré, Pacaembu, Pirituba, Santana, Casa Verde, Vl. Nova Cachoeirinha, Freguesia do Ó, Brasilândia, Tucuruvi, Edu Chaves, Vl. Maria, Jabaquara, vl. Do Encontro, Vl. Fachini, Arthur Alvim, Cangaíba, Penha, Itaquera, Tatuapé, Vl. Matilde, Vl. Nhocuné, Cohab I, Cid. AE Carvalho, Carrão, Mooca, Jaguaré, Butantã, Rio Pequeno, Lapa, Barra Funda e Pinheiros.
Municípios: Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Santana do Parnaíba, Guarulhos e São Caetano do Sul. A lista de bairros desses dois últimos municípios deve ser obtida com a empresa municipal de água.
Confira a lista completa:
Da Sabesp
(I.P.)
08/17/2007
Artigos Relacionados
Sabesp realiza sábado manutenção no Sistema Guarapiranga
Sabesp promove plantio de árvores nas represas do Sistema Cantareira
Com megaoperação, Sabesp realiza a troca de válvula do Sistema Cantareira
Comunicado Sabesp: Produção de água no sistema Cantareira está normalizado
Sabesp comunica que acidente de helicóptero afeta abastecimento no sistema Cantareira
TV e Rádio Senado saem do ar neste sábado para manutenção