Sabesp promove plantio de árvores nas represas do Sistema Cantareira
Evento está programado para o próximo sábado, 15, na capital
Com o tema “A Água não nasce em Árvores, mas sem Árvores não se têm Água”, evento ressalta a importância do reflorestamento para a preservação das áreas de mananciais e abre as comemorações da Semana da Água.
Desde o ano passado a Sabesp realiza uma série de encontros, as Audiências de Sustentabilidade, que tem como principal objetivo a divulgação e o incentivo a programas e projetos eco-sociais, ou seja, que promovam o envolvimento da sociedade em ações de preservação, conservação e valorização do meio ambiente.
Na sua 3ª edição, ocorrida em janeiro deste ano, a Audiência de Sustentabilidade teve como tema o reflorestamento – ou como muitos chamam - a recomposição florestal em áreas de preservação permanente, como as matas ciliares do entorno das represas. Do encontro saiu o compromisso de uma ação conjunta entre a Sabesp e Organizações Não-Governamentais atuantes na zona norte da Região Metropolitana de São Paulo – uma ação que se torna realidade neste sábado, 15 de março.
Nesta data, três encontros seguidos fortalecem o papel de empresa social e ambientalmente responsável da Sabesp, sua vocação para gerar soluções ambientais e a necessidade de um total envolvimento da sociedade na questão da preservação das áreas de manancial e, em paralelo, abre-se a Semana da Água, que tem como principal data o dia 22/3, considerado internacionalmente como o Dia Mundial da Água.
O primeiro deles, que acontece às 9h, reúne Sabesp, Prefeitura Municipal de Joanópolis e a Associação Terceira Via, é a solenidade de lançamento do Parque Ambiental do Mangue Seco, uma área de 400 mil metros quadrados, às margens da represa do Jacareí – integrante do Sistema Cantareira, o maior da Grande São Paulo, responsável por 50% da água consumida na região.Em seguida, às 10h30, Sabesp e Projeto TNC, realizam o plantio de árvores em 350 mil metros quadrados de área às margens da represa Cachoeirinha, também do Sistema Cantareira, além de uma apresentação sobre a relação entre floresta e produção de água.
Já às 12h25, Sabesp e IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas assinam o Termo de Cooperação para a recomposição florestal de 35 mil metros quadrados de área às margens da represa Atibainha, igualmente do Sistema Cantareira.
22 de março: Dia Mundial da Água
Dia de comemoração e consciência para com o bem mais precioso do planeta, indicador de saúde, desenvolvimento e qualidade de vida.
Confira a programação completa deste sábado, 15/3:
• das 9h às 10h
Lançamento do Parque Ambiental do Mangue Seco
Estrada Municipal do Mangue Seco (acesso pela Rodovia Fernão Dia, entrada de Joanólpolis – Estrada entre Serras e Águas)
Presenças de José Garcia da Costa, prefeito de Joanópolis; Gesner Oliveira, presidente da Sabesp; Edwaldo Luiz de Oliveira, diretor geral da Associação Terceira Via.
Programa:
Apresentação: Projeto do Parque Ambiental do Mangue Seco – Gianmaro Bisaglia, diretor da Ass. Terceira Via
Plantio da Árvore Fundamental do projeto
Assinatura do Termo de Cooperação entre Sabesp e Ass. Terceira Via.
• das 11h às 11h50
Plantio de árvores às margens da represa Cacheira
Parque Ecológico de Piracaia
Rua Sebastião Ferreira de Araújo Filho, s/n
Jardim Santo Afonso – Piracaia
Presenças de Terezinha das Graças da Silveira Peçanha, prefeita de Piracaia; Gesner Oliveira, presidente da Sabesp; Fernando Veiga, coordenador de serviços ambientais da TNC.
Programa:
Apresentação: Relação entre Floresta e Produção de Água – Aurélio Padovezi, gerente de projeto pela TNC Plantio da árvores.
• das 12h45 às 13h40
Celebração do Termo de Cooperação para Recomposição Florestal das margens da Represa Atibainha
Futura Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade
Estrada Municipal Santa Luzia – Nazaré Paulista
Presenças de Mário Antonio Pinheiro, prefeito de Nazaré Paulista; Gesner Oliveira, presidente da Sabesp; Cláudio Pádua, vice-presidente do IPÊ.
Programa:
Apresentação: Importância da Floresta Nativa na Conservação dos Recursos Hídricos – Prof. MsC Eduardo Ditt, diretor executivo do IPÊ
Assinatura do Termo de Cooperação Mútua Sabesp e IPÊ
Plantio da Árvore Fundamental do projeto.
Da Sabesp
(I.P.)
03/14/2008
Artigos Relacionados
Estradas: Renovias promove plantio de árvores em Mogi Guaçu
Com megaoperação, Sabesp realiza a troca de válvula do Sistema Cantareira
Sabesp fará manutenção no sistema Cantareira neste sábado
Comunicado Sabesp: Produção de água no sistema Cantareira está normalizado
Sabesp comunica que acidente de helicóptero afeta abastecimento no sistema Cantareira
Educação: Plantio de 5 mil árvores marca caminhada ecológica de escola do interior