Sadi Cassol destaca o crescimento da classe média



Em pronunciamento nesta terça-feira (2), o senador Sadi Cassol (PT-RR) destacou o avanço da classe média nos últimos anos, segundo ele graças à estabilidade econômica, à popularização do crédito bancário e aos programas sociais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sadi Cassol assinalou que entre 2003 e 2008 cerca de 33 milhões de brasileiros ascenderam de estratos inferiores e chegaram à classe média, evidenciando melhorias na qualidade de vida da população.

O senador disse ainda que pela primeira vez a Fundação Getúlio Vargas (FGV) constatou que a classe média passou a representar a maior fatia da renda nacional, com 46% dos rendimentos, enquanto as classes A e B somam juntas 44%.

O aumento da renda, salientou Sadi Cassol, permitiu ao consumidor não só comprar, mas escolher aqueles produtos com que mais se identifica. Esse público, segundo ele, vem exigindo novos padrões de consumo, o que impõe mudanças nos planos de investimento das empresas.

Para manter a expansão da classe média, disse o senador ao reproduzir a análise de alguns economistas, é preciso investir na reforma tributária e em alterações na legislação trabalhista que favoreçam a criação de novos postos de trabalho.

- A expansão da classe média é um fenômeno que veio para ficar, graças ao crescimento da renda do trabalho, que garante uma certa sustentabilidade - afirmou.

Sadi Cassol disse ainda que o crescimento econômico do Tocantins é visível e que o futuro presidente da República, seja de qual for o partido, precisa levar adiante as conquistas do atual governo, principalmente no que diz respeito ao controle da inflação e ao crescimento da economia.



02/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sadi Cassol destaca crescimento da produção industrial

Sadi Cassol anuncia projeto que proibirá concurso com salário menor que o piso da classe

Emprego é chave para crescimento da classe média

Sadi Cassol destaca avanços da economia solidária

Augusto Botelho comemora crescimento da classe média brasileira

Sadi Cassol destaca realização da 1ª Feira de Moda do Tocantins