Sadi Cassol anuncia projeto que proibirá concurso com salário menor que o piso da classe
O senador Sadi Cassol (PT-TO) anunciou em discurso que já conseguiu as assinaturas para apresentar proposta da emenda à Constituição que proibirá os estados, a União e os municípios de lançarem edital de concurso onde o salário previsto seja inferior ao piso da classe do profissional a ser escolhido.
- Não é justo que hoje se abra um concurso público, por exemplo, para um engenheiro civil e o estado coloca no edital [salário] de dois mil reais quando o piso salarial da categoria é de quatro mil reais - afirmou.
Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) enalteceu a iniciativa de Cassol, criticando que o Congresso tenha aprovado o piso salarial dos professores (R$ 950,00), mas cinco governadores entraram na Justiça questionando a lei.
Mulheres
No mesmo discurso, Sadi Cassol cumprimentou as mulheres pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher, ocorrido nesta segunda-feira (8), enumerando os avanços que elas conseguiram nos últimos cem anos. Lamentou, no entanto, que elas ainda enfrentem desemprego, discriminação salarial, dificuldades de acessos a cargos qualificados, falta de creches para seus filhos, previdência precária e trabalho informal.
- Quero homenagear não apenas as bravas mulheres que lideraram os movimentos feministas e que conseguiram efeitos extraordinários, mas lembrar, também, as mulheres simples, heroínas anônimas que, diariamente, travam uma luta árdua, nem sempre compensada por exercer a cidadania - disse.
09/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sadi Cassol apresenta projeto para garantir piso salarial a engenheiros, arquitetos e geógrafos do serviço público
Sadi Cassol destaca o crescimento da classe média
Serviço público deve respeitar piso salarial das categorias profissionais, diz Sadi Cassol
Sadi Cassol anuncia proposta para modificar regras do Dpvat
Sadi Cassol defende votação de projeto que cria CNTur
Sadi Cassol destaca projeto de inclusão bancária de beneficiários do Bolsa-Família