Saiba mais sobre o Hidroanel



Projeto é importante não só para a economia do Estado como para o meio ambiente

O projeto do Hidroanel Metropolitano consiste na utilização dos rios Tietê e Pinheiros e das represas Billings e Taiaçupeba para navegação, sendo necessária a construção de um canal artificial com 18 km de extensão para a interligação dos dois reservatórios, fechando o anel hidroviário. O projeto contempla, ainda, a implantação de eclusas para vencimento de desníveis e terminais (portos) de captação e destino de cargas.

Para o diretor do Departamento Hidroviário, Casemiro Tércio de Carvalho, "o Hidroanel é um projeto importante não só para a economia do Estado como para o meio ambiente. A utilização dos rios para transportes de cargas tiraria de circulação do viário urbano cerca de 40 mil toneladas de cargo ao ano. Para o meio ambiente, os benefícios são vitais, pois diminuirá a emissão de gases poluentes e de efeito estufa (CO2)".

O Departamento Hidroviário solicitou ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no primeiro semestre deste ano, o aprofundamento das análises para definir prioridades e faseamento das intervenções necessárias para viabilizar o empreendimento.



09/25/2012


Artigos Relacionados


Saiba mais sobre a Casa do Adolescente

Saiba mais sobre a ponte estaiada

Saiba mais sobre as Casas de Solidariedade

Saiba mais sobre o Movimento Degrau

Saiba mais sobre a agenda das comissões

Saiba mais sobre os sistemas eleitorais