Samba no trem reuniu mais de 300 pessoas no domingo



Evento inédito da CPTM comemorou o Dia Nacional do Samba

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) organizou no domingo passado, evento pioneiro na cidade de São Paulo: o Samba no Trem CPTM. Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, os dois últimos vagões do trem que partiu às 13 horas da Estação Jurubatuba, na Linha C-Esmeralda, tiveram shows ao vivo, com músicos do Projeto Samba de Todos os Tempos. A apresentação reuniu mais de 300 pessoas.

Os artistas seguiram tocando até Osasco. No retorno da viagem, sentido Autódromo, o show continuou até a Estação Socorro. Dessa forma, muitos usuários assistiram à apresentação ou parte dela. O grupo desceu na Estação Socorro e dirigiu-se à Praça do Samba, onde foi realizada grande roda de samba para o público em geral.

Coordenado pela CPTM e pelo artista convidado Marquinho Dikuã, diretor e fundador do Projeto Samba de Todos os Tempos, o evento reuniu músicos, compositores e cantores de Osasco, Itaquera e especialmente do bairro de Santo Amaro. O objetivo é difundir o samba, considerado por eles a mais autêntica expressão da música popular brasileira. Dikuã falou sobre a receptividade do público: “Foi bacana, bem legal, principalmente pelo fato das pessoas optarem por entrar no vagão em que estávamos só para acompanhar a apresentação”.

Marco na cidade – O Projeto Samba de Todos os Tempos participou de outros eventos culturais da CPTM. Em novembro, os músicos estiveram na décima edição do Fala Aí, Comunidade, programa mensal que visa a aproximar usuários e companhia, oferecendo o espaço público para utilização da comunidade ao mesmo tempo em que divulga e valoriza a produção cultural dos 22 municípios servidos pelas linhas da empresa.

No evento, Dikuã falou sobre a iniciativa de transportar o samba para o trem. “É um marco na cidade de São Paulo”, afirmou, levando em conta que é a primeira vez que ocorre algo assim aqui. No Rio de Janeiro, o Pagode do Trem, que inspirou o Samba no Trem CPTM, é realizado desde 1991.

Da CPTM

(I.P.)

 



12/05/2007


Artigos Relacionados


CPTM comemora o Dia Nacional do Samba com show no trem

Mutirão em escola de Paraisópolis reuniu 15 pessoas

Encontro reuniu mais de 10 mil jovens no Parque da Juventude

Feira de Frankfurt reuniu mais de 500 eventos relacionados ao Brasil

Cultura: Encontro de violonistas reuniu mais de 400 estudantes em Tatuí

Programa 'Eu quero um samba' homenageia as 'Donas do Samba'